quinta-feira, 29 de julho de 2010

Comentários sobre a Mostra de Performance "Verbo"

No dia 27 de julho fui assistir a Mostra de Performance 'Verbo'. Há tempos venho refletindo sobre como se
daria a participação da palavra na performance dado que a palavra é em sua epistemologia uma representação. A palavra mesa é uma re(- a)presentação da mesa, não sendo o objeto em si.
Segundo Kaprow, a representação vem sendo uma questão da performance no sentido de quebrar com uma idéia de arte desvinculada da realidade, isto é, diminuição considerável de construção de personagem em contrapartida ao estado do performance em cena ser a própria pessoa que está na ação, ou até mesmo não ficar atribuindo siginificados e mais significados na construção da ação ou assim apresentá-la para o público tendenciando para um significado pré-estabelecido.
Como seria então para essa concepção de arte utilizar-se de um aspecto humano em origem representativo, como a palavra?
Fui a Mostra com essa questão na cabeça, mas não buscando solução, e sim curiosa .
Inclusive venho inquieta e insatisfeita com tudo que venho vendo na arte, parece que tudo me cansa, tudo já está muito batido, enjoei de tudo!!! Então, estou buscando sensações transmitidas por novos meios e investigando esses novos meios também, buscando novas formas de fazer que façam sentido à contemporaneidade da qual que também faço parte.
Me mantive atenta as minhas sensações.
Em apenas uma performance tive a sensação de Envolvimento- Era um jogo de caça-palavras que estava desenhado nas costas do performer enquanto ele jogava caça-palavras. Tinhamos como objetivo marcar as palavras que estavam num papel ao lado. Por alguns segundo, me senti compelida a participar, me senti contente ao encontrar a palavra CACHORRO.
Fora esse momento, tive a impressão como um todo que estava em um Museu observando molduras. Museu pelo sentido contemplativo de imagens. Molduras de quadros porque apenas delimitam um espaço de Arte, mas não a elas pertence o conteúdo atístico. Pensei que tudo o que eu assisti dariam belas fotos, mas a mim, enquanto presença ao vivo, não apresentavam sensações ou novidades, e muitas vezes caminhos batidos foram utilizados. Percebi que tinham muitas fotos de performance anteriores, realmente estando bastante presente as origens encontradas nas Artes Visuais, ainda hoje, sendo talvez esse seu forte( pelo menos nessa Mostra)?

Continuar Caminhando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário