terça-feira, 24 de agosto de 2010
Programação infantil da Prefeitura para o mê de agosto!
foto : http://atelierdaspoesias.blogspot.com/2010/04/1-crianca-sempre-crianca-2-dica-para.html
ARTECENDO MUNDOS: UM ENCONTRO DA LITERATURA COM O TEATRO
Coord.: Julia Moura. Parceria: Emef Gilberto Dupas.
Nestes encontros, a imaginação gerada a partir da leitura será utilizada como fonte de criação para elaboração de jogos teatrais e interpretações cênicas.
14 a 16 anos. 35 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço Sarau. Zona Norte. De 18 a 27. 4ª e 6ª. Turma I: das 13h40 às 14h20. Turma II: das 14h40 às 15h20. Turma III: das 15h40 às 16h20. Grátis
ATIVIDADES NA AMADEU AMARAL
A biblioteca apresenta encontros de mediação de leitura, com Márcia Cristina Cortez Mauro, todas as 4ªs-feiras, às 10h; atividades com grupo de terceira idade, todas as 4ªs-feiras, às 13h30; varal literário sobre cordel, entre dias 2 e 31; e a exposição Bienais do livro na Biblioteca Amadeu Amaral, entre dias 2 e 31.
Biblioteca Pública Amadeu Amaral. Zona Sul. Grátis
ATIVIDADES NA CHÁCARA DO CASTELO
A biblioteca apresenta encontros de RPG, para maiores de 13 anos, com os narradores Flávio Araújo, Alexandre Elfo (Cavalaria Lúdica) e Paulo Barbosa (grupo de D&D), nos dias 14 e 28, às 14h; e oficina de criação literária, para maiores de 15 anos, com Sérgio Jardino, nos dias 14 e 28, às 15h.
Biblioteca Pública Chácara do Castelo. Zona Sul. Grátis
ATUAÇÃO ÉPICA
Com Cláudia Schapira, Esther Góes, José Fernando de Azevedo e Sérgio Carvalho. Mediação: Sebastião Milaré.
Palestra sobre técnicas e procedimento do "teatro épico", conforme teorias de Bertolt Brecht.
Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Centro. Dia 3, 20h. Grátis
BANHO DE LUA
Com astrônomos dos planetários de São Paulo.
Palestra sobre as características astrofísicas da Lua e de outros astros. Com telescópios, o público pode observar o satélite em sua melhor fase, a crescente, quando é possível ver suas montanhas, vales e planícies.
+4 anos. Informações: 3397-4037. Centro Cultural São Paulo – Sala de Debates do Piso Caio Graco. Centro. Dia 20, 19h. Grátis
CCJ VISITA: PARQUE DA LUZ E PINACOTECA
O Parque da Luz é o mais antigo da cidade de São Paulo. Atualmente abriga uma seção importante do acervo da Pinacoteca do Estado, com diversas esculturas de artistas emblemáticos como Lasar Segall, Victor Brecheret e outros. Localizada ao lado do parque, a Pinacoteca, primeiro museu de arte da cidade, possui um acervo com mais de 6 mil obras, oferecendo um abrangente panorama da arte brasileira dos séculos 19 e 20.
30 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Encontro no saguão de entrada do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Zona Norte. Dia 14, 11h. Grátis
CIRCO SPACIAL
O Centro de Memória do Circo presta homenagem ao Circo Spacial, que neste mês completa 25 anos de existência, com um papo informal entre as duas gerações de artistas que hoje atuam na companhia. De um lado, os fundadores do circo: Marlene Querubim, Luiz Antonio Jardim, Xang Baeta, entre outros, e do outro, os astros que surgiram sob a lona do Spacial, como a malabarista Carol Rigoleto, as artistas Jessica Souza e Rejane Vargas e o Palhaço Buguinho. Durante o encontro, haverá a projeção de um videodocumentário sobre a história da companhia.
Galeria Olido – Centro de Memória do Circo. Centro. Dia 16, 15h. Grátis
DIA MUNDIAL DE MAGIC
Org.: Núcleo de RPG.
Durante o encontro que terá um campeão local, serão distribuídas cartas prêmio com a nova coleção de cards M11, lançada no mês passado. Cards metalizados comemorativos serão distribuídos para cada participante.
+15 anos. Informações pelo e-mail: jonaswlad@gmail.com. Inscrições na área de convivência do CCJ somente no dia 14, a partir das 14h. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – área de convivência. Zona Norte. Dia 14, 14h. Grátis
OS DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS PERANTE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL
Com Ariovaldo Lopes Ribeiro (advogado e conciliador do Tribunal de Justiça de São Paulo).
BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 26, 10h. Grátis
ELEIA LEU
Em edições quinzenais, os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak e Pedro Tostes coordenam esta roda de leitura que apresenta poemas organizados em torno de temas que propiciam a interlocução entre diversas linguagens, escolas e modos de “fazer e pensar poesia”.
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dias 10 e 24. 3ª, das 19h30 às 21h30. Grátis
ESCRITA ABERTA
Prod.: Renata Cirilo.
Espaço coletivo de crítica e criação literária, sem restrição quanto a gênero ou estilo. Os encontros são dedicados à discussão de temas, conteúdos, formas, publicações, processos de escrita e, principalmente, à criação.
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. De 3 a 31. 3ª, das 15h às 17h. Grátis
ESPAÇO GOURMET – DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL
‘Chef’ convidado: folclorista João Luis do Couto.
Encontro que simula um ‘restaurante literário’ cujo ‘cardápio’ é composto por declamação de cordéis, contação de “causos”, adivinhas, parlendas, trovas e trava-línguas.
Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 26, 14h. Grátis
FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
Coordenada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas, a atividade proporciona oportunidade para que o público possa renovar sua biblioteca pessoal, sem custo. As recomendações são: os livros não devem ser didáticos e o material deve estar em bom estado. As trocas podem ser realizadas diretamente entre os frequentadores, que terão à sua disposição mesas separadas pelos temas: “literatura geral”, “literatura infantojuvenil”, “gibis” e “troca com a mesa”, na qual o leitor deposita um título e pega outro.
Parque do Piqueri. Rua Tuiuti, 515, Tatuapé. Zona Leste. Dia 15, das 10h às 15h. Grátis
FICÇÃO CIENTÍFICA
Coord.: Grupo Solar 7.
Exibição de filmes e séries sobre ficção científica, seguida de palestras.
Livre. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Centro. Dia 29, das 11h às 15h. Grátis
JORNADA FOTOGRÁFICA: GALERIA DO ROCK
Coord.: André Douek.
O projeto do Museu da Cidade de São Paulo convida os participantes da Jornada a fotografarem a Galeria do Rock. Das 10h às 13h, é realizada a visita para registro das imagens. Das 15h às 18h, é feita a seleção e edição das fotos, que poderão integrar uma futura exposição no Arquivo Histórico Municipal.
Inscrições até dia 12. Enviar e-mail com telefone de contato para adouek@prefeitura.sp.gov.br. Informações: 3396-6015. Ponto de encontro: Avenida São João, 439. Jornada: dia 14, 10h. Grátis (exceto os gastos com revelação e ampliação)
MOACYR SCLIAR FALA SOBRE LITERATURA E MEDICINA
Medicina e literatura se cruzam em diversas obras do escritor gaúcho, membro da Academia Brasileira de Letras e médico sanitarista. No encontro, Scliar fala sobre a relação entre as duas áreas.
Biblioteca Pública Mário Schenberg. Zona Oeste. Dia 27, 15h. Grátis
PALESTRA ABERTA: MINIK MONDÓ
Com Jorge Albuquerque (PUC-SP). Supervisão geral: Maria Mommensohn. A atividade integra o projeto Poeira, do Núcleo Minik Mondó, contemplado pelo 8º edital do Fomento à Dança.
A palestra integra um ciclo de quatro e denomina-se Palestra II – O conceito de Umwelt. Serão abordados temas como “realidade e permanência”, “o domínio da biosemiótica”, “Umwelt e visualidade”, entre outros.
Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. Dia 3, das 18h às 21h. Grátis
PAPO DE ARTISTA – ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO EM ARTES VISUAIS
Coord.: Riscardo Basbaum.
Encontros nos quais os participantes poderão discutir e analisar os processos artísticos em desenvolvimento. Destinado a artistas em formação ou profissionais que procuram interlocução para exercer suas pesquisas em artes visuais.
+14 anos. 15 vagas. Inscrições de 9 a 13, por ficha de inscrição preenchida, carta de apresentação e breve currículo, enviados para o e-mail: dace.ccsp@gmail.com. Os selecionados serão comunicados até dia 16 por e-mail. Lista com todos os selecionados será divulgada no site: http://www.centrocultural.sp.gov.br. Centro Cultural São Paulo – Sala de Debates do Piso Caio Graco. Centro. Dia 19, 18h. Grátis
POESIA NO JARDIM X: CULTURA POPULAR
Sarau literomusical que procura incentivar a leitura e a criação poética. Os participantes podem interagir, cantando, tocando ou declamando poesias próprias e de outros autores. Nesta décima edição, o tema é “folclore/festas populares”.
Não é necessário fazer inscrição. Biblioteca Pública Anne Frank. Zona Oeste. Dia 9, 14h. Grátis
PSICODRAMA
Coord.: Cida Davoli. Realização: Associação Amigos do CCSP.
Atividade desenvolvida inicialmente em 1921 pelo psiquiatra austríaco naturalizado norte-americano, J.J. Moreno. Com base na dramatização seguida por discussão, a encenação propõe vivenciar temas que fazem parte do cotidiano dos participantes. No CCSP, cada sessão –aberta a todos os interessados– é dirigida por psicodramatistas diferentes, permitindo que os profissionais apliquem técnicas diversificadas e troquem experiências.
Aniversário de 7 anos da atividade no CCSP
Dia 7
Márcia A. Batista
Dias 14 e 21
Marcha entre o Masp e o CCSP. Com Reo F. Monteiro e Valéria Barcellos
Dia 28
Não é necessário fazer inscrição. Informações: 3397-4037. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Sáb., das 10h30 às 13h. Grátis
RPG – PALESTRAS E WORKSHOPS
Coord.: Grupo MegaCorp.
Oportunidade para jogadores e mestres de Role Playing Game receberem informações e aperfeiçoamento no jogo. Após palestra, serão praticados jogos no Espaço Mestre do Jogo (próximo do Jardim Eurico Prado Lopes – rampa de acesso ao metrô).
+12 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Centro. Dia 8, das 11h às 15h. Grátis
SARAU SERTANEJO
Com Alcione Kosmos. Apresentação: Guarani. Participação especial: Paula Dundee.
No último sábado do mês, ocorre este sarau no qual o público é convidado a participar, fazendo poesia, cantando e propondo músicas, ao som de viola caipira.
Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 28, das 15h às 20h. Grátis
SOUND ART – PANORAMA GERAL
Fernando Visockis, Thiago Parizi e convidados apresentam um panorama histórico da Sound Art, vertente artística que procura intersecções entre as artes visuais e a música. A proposta do projeto é despertar o interesse de novos públicos para os aspectos conceituais e técnicos de diversas obras e artistas do gênero. Projeto contemplado pelo Edital de Copatrocínio para Primeiras Obras.
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 25, das 19h às 21h. Grátis
UMA VISÃO DA FILOSOFIA E DA EDUCAÇÃO
Coord.: Carlo Corabi.
Videopalestra sobre a obra do pensador e educador Jiddu Krishnamurti. Após a exibição, ocorre um bate-papo sobre a apresentação.
Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Zona Sul. Dias 7 e 21, 10h. Grátis
ZEROS E UNS, RITMO E POESIA: A POÉTICA NO HIP HOP
Grupo formado por produtores multimídia, escritores e cantores com processos de criações distintos, trazendo para este debate musical a formação da sua arte e a relação entre os bits (zeros e uns). O encontro reúne DJ, MC, poeta e convidados.
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 14, 18h30. Grátis
AGOSTO CAIPIRA
Bibliotecas Públicas. Bosques da Leitura. Grátis
Em homenagem ao mês do folclore, as bibliotecas públicas (BP) e Bosques da Leitura apresentam programação especial que enfoca a cultura do caipira paulista.
A programação chega às bibliotecas públicas (BP) e ao Bosque da Leitura dos Parques Ibirapuera e Santo Dias.
Oficinas
BRINCADEIRAS E DANÇAS DA TRADIÇÃO POPULAR BRASILEIRA
Coord.: Elizabeth Menezes.
A oficina explora temas relacionados ao contexto da congada e espaços da dança com o lúdico do corpo em movimento. O aquecimento é realizado com foco nas articulações por meio de brincadeiras de mão, traçar e pular amarelinha e dançar congada com improvisação de bastões.
BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. De 3 a 31. 3ª, 14h
VIOLA CAIPIRA
Coord.: Jackson Ricarte.
A oficina esclarece dúvidas sobre o instrumento e ensina diferentes afinações e noções técnicas.
30 vagas. Público: Interessados no instrumento, músicos iniciantes e estudantes, preferencialmente com noções básicas de violão ou guitarra (acorde maiores, menores e com sétima). Inscrição: 5687-0408, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h. BP Belmonte. Dias 12 e 19, 15h
AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS
Coord.: Andréa de Sousa.
Oficina voltada para apreciadores e interessados na arte de contar histórias.
Público: Professores, arte-educadores, estudantes, pais e babás. Inscrição: 5687-0408. BP Belmonte – sala de contação. Zona Sul. Dia 28, das 11h às 13h
Contações de histórias
CAUSOS E HISTORIETAS
Com Lídia Engelberg. Jovens e adultos.
Histórias revelam a malícia e a sabedoria do caipira.
BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 8, 11h
BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 16, 14h
BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 19, 14h
RASTRO DE ASSOMBRAÇÃO
Farnel de Artes. Livre.
A contação enfoca os cuidados para a preservação do meio ambiente por meio de ações presentes no folclore brasileiro.
BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 10, 10h e 14h
CONTOS DE ENGANAR A DITA CUJA
Com Lilian Marchetti. Livre.
Destinada a todos os públicos, a contação tem como tema “a morte”, enfocada de maneira divertida.
Bosque da Leitura do Parque Ibirapuera. Zona Sul. Dia 15, 11h
BP Camila Cerqueira César. Zona Oeste. Dia 16, 14h
CONTA COMIGO
Coord.: Ivani Magalhães e Andréa de Sousa.
Encontro de apreciadores da arte de narrar histórias que recebe contadores da rede sul de bibliotecas e formandos em Pedagogia e Letras da UniÍtalo.
Inscrição: 5687-0408, com Andréa Sousa. Informações dos horários por telefone. BP Belmonte. Zona Sul. Dias 16 e 26
QUATRO CONTOS CAIPIRAS
Meninas do Conto. Livre.
Serão narradas histórias de vários cantos do mundo, incluindo os tradicionais contos caipiras brasileiros.
BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 16, 13h30
CONTOS COM SERAFINA FULÔ
Com Simone Nasar. +4 anos.
Por meio da personagem Serafina Fulô, a repentista narra a lenda do pássaro “que só sabia pedir e chorar”.
BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 16, 14h30
Bosque da Leitura Parque Santo Dias. Zona Sul. Dia 22, 11h
CONTOS CAIPIRAS
Cia. Dedo de Prosa. +2 anos.
Narração de contos da cultura caipira.
BP Marcos Rey. Zona Sul. Dia 17, 10h30
CAUSOS DE RISO E ASSOMBRO DA ZONA DA MATA AO VALE DO PARAÍBA
Com Kelly Orasi. +14 anos.
Serão narrados dois “causos”: o primeiro faz homenagem aos contadores que aumentam suas histórias e o segundo mostra a influência do Vale do Paraíba na vida de Cesário, o “rei da mentira”.
BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 19, 14h
BP Gilberto Freyre. Zona Leste. Dia 20, 14h
HISTÓRIAS PARA OUVIDOS PEQUENOS
Com Zé Bocca (de Votorantim/SP). Livre.
Serão narrados “causos” do universo brasileiro por meio de canções e trava-línguas.
BP Raul Bopp. Zona Sul. Dia 20, 10h e 14h
BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 24, 10h e 14h
CONTOS DE UM CAIPIRA
Com Vitor Batista. Livre.
Serão narrados dois contos da cultura popular brasileira: Presente pro seu juiz e O velho, o menino e o burro.
BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 20, 14h
Encontros e shows
OS FAVORITOS DA CATIRA
Aulas-show sobre catira, também conhecida como cateretê, dança que teve origem na mistura das culturas indígena, africana, portuguesa e espanhola, introduzida pelos jesuítas e bastante difundida nos séculos 17 e 18, durante o ciclo do tropeirismo.
BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 8, 11h
BP Mário Schenberg. Zona Oeste. Dia 13, 14h30
BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 15, 11h
BP Paulo Setúbal. Zona Leste. Dia 20, 14h30
BP Adelpha Figueiredo. Zona Norte. Dia 27, 14h30
NOITE DO PIJAMA ASSOMBRADO
Participação dos grupos de teatro e música vocacional da biblioteca, Ivani Magalhães, grupos Pássaros Novos e Girasonhos, Eufra Modesto, Moreira de Acopiara, Robson Soares, Iraci Cardoso, Andréa de Sousa e João Luis do Couto.
Na sexta-feira, dia 13, no estacionamento iluminado por tochas medievais, o público é recebido por educadores e trovadores que anunciam lamentos em brincadeiras de assustar. Carpideiras desfiam ladainhas enquanto distribuem velas aos participantes, que seguem em procissão para o auditório, onde, totalmente no escuro, ouvem contos de assombração.
+18 anos. Traje: pijama estilizado. Vagas limitadas. Inscrição: 5687-0408. BP Belmonte – concentração no saguão de entrada. Zona Sul. Dia 13, 23h
CARAVANA DO CORDEL FAZ PARADA NA BELMONTE
Formada por mestres da cultura popular, a Caravana busca reforçar o valor itinerante da poesia em suas múltiplas manifestações. Integram o encontro cordelistas, repentistas, xilógrafos, músicos, pesquisadores e entusiastas da poesia popular.
BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. Dia 14, 16h
FOLIAS E FOLGUEDOS DO BRASIL – CICLO JUNINO
Lançamento do livro de autoria de Inimar dos Reis. A obra apresenta informações sobre danças das festividades juninas de vários estados brasileiros, com partituras e sugestões para trabalhos em sala de aula. As ilustrações em xilogravuras foram criadas e executadas pelos artistas Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina. O CD que acompanha o livro apresenta 16 faixas reunindo Bendito de São João, Folia de São João, cocos, catiras, entre outras manifestações. Na ocasião, o autor faz apresentação musical.
BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. Dia 19, 19h
O CAUSO É O SEGUINTE
Com o contador de histórias Zé Bocca (de Votorantim/SP) e o violeiro Marcos Boi. Livre.
Por meio de “causos”, contos e poemas, a apresentação faz uma viagem pelo Brasil, enfocando personagens como o matuto, o tropeiro, o diabo.
BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 21, 16h
BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 22, 11h
BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 23, 12h
III ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS
Com Nando Poeta e Cacá Lopes.
Os poetas apresentam suas construções literárias de cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), exposição de folhetos, xilogravura, leitura de cordel e poesia tradicional nordestina.
BP Belmonte. Zona Sul. Dia 26, 19h
Exposições
XILOGRAVURA
Coord.: Eduardo Ver e Ezequiel.
Exposição de xilogravuras produzidas por alunos que frequentaram oficina sobre a expressão artística em 2009.
BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. De 2 a 31. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 15h
TEMÁTICA POPULAR JUCA PIRAMA
Coord.: Eder Brito. Participação: Moreira de Acopiara (cordelista).
Baseada na obra de Gonçalves Dias, a mostra realizada pela oficina de temática popular resgata e valoriza a identidade cultural, utilizando elementos como teatro, música e cordel.
BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. Dia 11, 19h. Grátis
CESAR CABRAL, FAZEN’DESENHANIMADO STOP-MOTION
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Espaço Sarau. Zona Norte. Dia 14. Grátis
Curadoria: Céu D’Ellia (Núcleo Paulistano de Animação).
50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.
DIRETORES WARNER BROS. I
Diretores clássicos da Warner Bros., Harman & Ising, Frank Tashlin e Friz Freleng, inventaram o cartum animado. Saiba quem foram e como contribuíram para criar essa arte. Haverá exibição de filmes acompanhada de explicação e debate com o curador Céu D’Ellia, diretor do longa de animação Garoto cósmico.
15h
ENCONTRO COM CESAR CABRAL
Cesar Cabral, diretor e animador especialista na técnica de stop-motion, é convidado para falar sobre seu trabalho. Entre filmes para publicidade, documentários, curtas-metragens e vinhetas, ele é autor de uma das animações mais premiadas do Brasil, Dossiê Rê Bordosa, cujo processo de criação pode ser visto em exposição exibida na área de convivência do CCJ.
16h30
DOMINGOS NA CASA MODERNISTA
Casa Modernista. Zona Sul. Grátis
Atividades que buscam a sensibilização a respeito das questões socioambientais por meio da prática corporal e cultural do tai chi pai lin e das danças circulares. No primeiro domingo do mês, ocorre, também, o sarau O cravo rimou com a prosa.
TAI CHI PAI LIN
Coord.: Suely Bassi. Parceria: Umapaz (Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente).
Atividade esportiva.
Dias 1º, 8, 15, 22 e 29, das 8h às 10h
O CRAVO RIMOU COM A PROSA
Com José Luiz Ribeiro (músico) e Marcia Matos (poeta).
Encontro poético-musical que apresenta repertório transitando entre os períodos barroco e moderno.
Dia 1º, 11h
DANÇAS CIRCULARES
Coord.: Estela Gomes. Parceria: Umapaz (Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente).
Atividade esportiva e artística.
Dias 15 e 29/8, das 10h às 12h
FANTASTICON 2010: IV SIMPÓSIO DE LITERATURA FANTÁSTICA
Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Zona Sul. De 27 a 29. Grátis
Org.: Silvio Alexandre. Apoio: Fly Cow Produções Culturais, revista Movie, Cálamo Editorial, Gelf (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), Moonshadows Livraria, Universidade Anhembi Morumbi e TV Cronópios.
Encontro de pessoas interessadas em literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror), para troca de ideias e de informações.
A programação ocupa a Sala Luiz Sergio Person, o Espaço Temático de Literatura Fantástica e o andar térreo da biblioteca. Para participar, deve-se retirar senha uma hora antes de cada atividade.
ABERTURA E PALESTRA
Autor de mais de 40 livros, o escritor Moacyr Scliar fala sobre “O fantástico na literatura brasileira”. Durante a palestra, ele mostra como sua obra é marcada pelo imaginário fantástico e comenta a existência de elementos mitológicos na literatura para enfocar problemas da humanidade, desde os primórdios de sua existência. Desde 2003, Scliar ocupa a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.
Dia 27, das 19h às 21h
O ESCRITOR: PESQUISA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
Coord.: Sérgio Pereira Couto (jornalista e autor de romances como Sociedades secretas) e Gianpaolo Celli (coautor da coleção Necrópole: histórias de vampiros).
A proposta da oficina é mostrar a importância da pesquisa nas diversas etapas da criação literária, apresentando técnicas e mecanismos de como realizá-la, tendo em vista a produção de um bom texto.
Dia 28, das 11h às 13h
VOZES FEMININAS NA LITERATURA DE VAMPIRO
Com Flávia Muniz (autora de livros como Os noturnos e Viajantes do infinito), Giulia Moon (autora de coletâneas de contos como Luar de vampiros), Laura Elias (dedica-se ao término do terceiro volume da série de vampiros Red Kings), Martha Argel (autora de O vampiro da mata atlântica, O livro dos contos enfeitiçados, entre outros) e Nazareth Fonseca (autora da saga Alma e sangue, entre outras obras).
A mesa-redonda enfoca o interesse crescente de escritoras pelo universo dos vampiros.
Dia 28, das 11h às 12h
O MERCADO EDITORIAL DE LITERATURA FANTÁSTICA NO BRASIL
Com Adriano Fromer Piazzi (Editora Aleph), Douglas Quinta Reis (Devir), Ednei Procópio (Giz Editorial), Richard Diegues (Tarja Editorial), Daniela Padilha (Difusão Cultural do Livro – DCL) e Erick Santos (Draco Editora).
Bate-papo entre editores do gênero fantástico.
Dia 28, das 12h30 às 13h30
O FANTÁSTICO E A LITERATURA MAINSTREAM
Com Jeanette Rozsas (escritora e diretora da União Brasileira de Escritores – UBE), Ademir Assunção (autor das coletâneas LSD nô, A máquina peluda, entre outras), Felipe Pena (autor de romances como O analfabeto que passou no vestibular e O marido perfeito mora ao lado) e Nelson de Oliveira (autor dos livros Poeira: demônios e maldições, A oficina do escritor, entre outros).
Bate-papo que enfoca diversas correntes da literatura fantástica no Brasil, como ficção científica, fantasia e terror, além da tradicional ficção realista.
Dia 28, das 14h às 15h
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O GÊNERO FANTASIA NO BRASIL
Convidados discutem a mistura de elementos tradicionais de literatura fantástica, como cavaleiros e castelos; seres mágicos, como elfos e anões; e mitos nacionais, como Curupira e Saci; para criar uma fantasia com genética brasileira.
Dia 28, das 15h30 às 16h30
O FANTÁSTICO EM GUIMARÃES ROSA
Com Bráulio Tavares (autor de livros como A espinha dorsal da memória e A máquina voadora).
Palestra sobre a primeira opção literária de Guimarães Rosa, o universo fantástico, e como o gênero acompanha sua obra por meio de contos que mostram feitiçarias, assombrações e aparições sobrenaturais.
Dia 28, das 17h às 18h
COMO MONTAR A ESTRUTURA DE UM ROMANCE DE FANTASIA
Com André Vianco (autor de best sellers como Os sete e Sétimo).
O escritor consagrado dá dicas e informações importantes sobre como escrever uma obra literária.
Dia 29, das 11h às 13h
HISTÓRIA ALTERNATIVA: AS DIVERSAS ENCRUZILHADAS
Com Gerson Lodi-Ribeiro (autor de livros como O vampiro de Nova Holanda e Outros Brasis).
A proposta da palestra é discutir o que seria do mundo se determinado acontecimento histórico tivesse ocorrido de modo diferente.
Dia 29, das 11h às 12h
MULTIMEIOS: ALTERNATIVAS PARA A LITERATURA FANTÁSTICA
Com Eduardo Sphor (participante do podcast do site Jovem Nerd e gerenciador do selo NerdBooks, voltado à literatura fantástica), Christopher Kastensmidt (diretor de criação da Ubisoft, uma das maiores empresas de videogame do mundo), Luiz Ehlers (editor-chefe da Revista Fantástica) e Tiago Castro (editor do blogue Ideias com café).
Mesa-redonda que aborda mídias alternativas como blogues, sites, podcast e outros mecanismos da internet, além de falar do mercado editorial e da comunidade de escritores em outros países.
Dia 29, das 12h30 às 13h30
CONTOS DE FADAS: FANTASIAS DIVERTIDAS E HISTÓRIAS ESCABROSAS
Com o Gelf (Grupos de Estudos de Literatura Fantástica), coordenado pela escritora Rosana Rios.
Leitura compartilhada que enfoca as transformações que os contos de fadas sofreram ao longo da história.
Dia 29, das 14h às 15h
CAIXA DE PANDORA: EXISTE ESPERANÇA PARA A LITERATURA FANTÁSTICA NO BRASIL?
Com Rosana Rios, Roberto de Sousa Causo, Adriano Siqueira, J. Modesto, Nelson Magrini, Ademir Pascale e J. P. Balbino.
Bate-papo sobre as tendências e desafios da literatura fantástica no Brasil e a nova geração de autores.
Dia 29, das 15h30 às 16h30
O REALISMO MÁGICO DE MURILO RUBIÃO
Dia 29, das 17h às 18h
EMBARQUE NO SHOW-LIVRO
Com Deise Sales e Cláudio Brites (vocais), Marcelo Barfer (guitarra), Tiago Araújo (baixo) e Thiago Camargo (percussão).
Sarau performático que mescla música e literatura fantástica, apresentando obras de Murilo Rubião, Guimarães Rosa, Bráulio Tavares, Raul Seixas e outros.
Dia 29, das 18h às 18h30
EXPOSIÇÃO: PAINEL COMEMORATIVO: JERONYMO MONTEIRO, PAI DA FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Pouco conhecido do público, o escritor Jeronymo Monteiro (1908-1970) é um marco fundamental da literatura infantil e do rádio-teatro. Criador do primeiro detetive brasileiro e da primeira série policial, o autor é considerado um precursor da literatura brasileira de ficção científica.
Dias 28 e 29, das 11h às 18h (não é necessário retirar ingresso)
LANÇAMENTO DE LIVROS E TRANSMISSÃO ON-LINE
Durante o evento, serão lançados os livros:
A batalha do apocalipse, de Eduardo Spohr (Verus/Record); A tríade, de Carlos Andrade, Cláudio Brites, Octavio Cariello e Kizzy Ysatis (Terracota); Anjos, mutantes e dragões, de Ivanir Calado (Devir); Cira e o velho, de Walter Tierno (Giz Editorial); Cyberpunk – Histórias de um futuro extraordinário, antologia (Tarja); Dragões de éter – Círculos de chuva, de Raphael Draccon (LeYa); Duna, de Frank Herbert (Aleph); Kara e Kmam – Segredos de alma e sangue, de Nazarethe Fonseca (Aleph); Os contos proibidos do Sr. Arcano, de Sr. Arcano (Multifoco); Pandora, antologia (Giz Editorial); Relações de sangue, de Martha Argel (Giz Editorial); Sangue de lobo, de Rosana Rios e Helena Gomes (Editora DCL); e Vaporpunk, orgs.: Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva (Draco). A TV Cronópios exibe, ao vivo, a programação através do site: www.tvcronopios.com.br.
FÍSICA PARA TODOS
Bibliotecas Públicas Mário Schenberg - Zona Oeste e Viriato Corrêa - Zona Sul. Sáb. Grátis
Professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (Ifusp) apresentam este ciclo de palestras sobre ciências, na Biblioteca Temática em Ciências Mário Schenberg e na Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa.
ELEMENTAR, MINHA CARA PARTÍCULA
Com Marina Nielsen.
Os constituintes dos átomos, prótons, nêutrons e elétrons, foram, por muito tempo, considerados partículas elementares. Hoje em dia, acredita-se que apenas os elétrons sejam elementares, pois os prótons e nêutrons são constituídos de outras partículas chamadas quarks. A palestra desenvolve esse tema.
BP Mário Schenberg. Dia 7, 15h
O ABSOLUTO, EINSTEIN E A RELATIVIDADE
Com Manoel Roberto Robilotta.
A palestra fala sobre teorias de relatividade e apresenta as bases da teoria da proposta por Einstein, e como ela mudou a visão do que é e como se comporta o mundo material.
BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 21, 11h
PONTO DE LEITURA OLIDO
Galeria Olido - Vitrine da Dança. Centro. 2ª. Grátis
Não é necessário retirar ingresso.
CONFRARIA DA LEITURA
Encontro no qual serão comentados os contos Os laços de família, de Clarice Lispector; e Afinação da arte de chutar tampinhas, de João Antonio.
Dia 2, 18h30
SARAU DE LEITURA
O tema deste sarau é “A poesia de Gonçalves Dias e um dedo de prosa sobre o poeta”.
Dia 9, 18h
BATE-PAPO
A bailarina e coreógrafa Andrea Thomioka, programadora de dança da Galeria Olido, fala sobre a dança no nosso cotidiano.
Dia 23, 18h
CONTOS NA BOCA DA NOITE
Rita Marques narra contos de fadas sobre o universo masculino, em homenagem ao dia dos pais.
Dia 30, 18h30
SEMANAS TEMÁTICAS: AGOSTO, MÊS DA FOTOGRAFIA
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Espaço Sarau ou Ateliê. Zona Norte. De 14 a 29. +18 anos. Grátis
Curadoria: Dolores Biruel.
Dia 19 é o dia mundial da fotografia. Para celebrar a data, o CCJ Ruth Cardoso realiza a quarta edição das Semanas temáticas, projeto que promove atividades que discutem a imagem fotográfica, sua materialidade, aplicação e linguagem, introduzindo uma forma menos robotizada e mais poética de olhar o mundo. Os interessados terão contato com uma fotografia profissional despretensiosa, por meio de oficinas, palestras e debates.
Fotógrafos, artistas visuais, interessados em fotografia em geral.
SAÍDA FOTOGRÁFICA: PARQUE DA LUZ E PINACOTECA
Coord.: Marcos Marini (professor de fotografia do Senac).
Os participantes produzem imagens com orientação técnica. Após a caminhada, Marini realiza uma oficina para orientar na análise dos registros obtidos. A atividade ocorre junto com o CCJ visita, projeto que promove, mensalmente, passeios culturais pela cidade.
15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Para participar, é necessário levar celular com câmera fotográfica ou câmera digital. Encontro: saguão de entrada do CCJ. Dia 14, 10h
PROCESSOS ALTERNATIVOS/CIANOTIPIA
Com Patrícia Yamamoto (professora de fotografia do Senac).
Oficina de produção de imagens por meio da técnica de cianotipia (processo de impressão fotográfica que utiliza as propriedades de sais de ferro sensíveis à luz ultravioleta, no qual as imagens são obtidas a partir de filmes negativos com a mesma dimensão da cópia final).
20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Levar um secador de cabelo. Ateliê. Dia 21, das 10h às 16h
AUTORRETRATO
Com Wladimir Fontes (fotógrafo e Mestre em Artes pelo Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP).
O fotógrafo faz uma palestra que traz um recorte panorâmico desta prática fotográfica e apresenta a produção do autorretrato como uma prática mais autoral.
50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 21, 18h
AULA ABERTA COM EUSTÁQUIO NEVES
O encontro propõe um espaço de descobertas sobre os recursos utilizados pelo fotógrafo e videoartista mineiro. Desde 1989, Neves pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares por meio da manipulação de negativos e cópias. Suas temáticas relativas à identidade e à memória da cultura afrodescendente são amplamente divulgadas em mostras no Brasil e no exterior.
20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 22, das 10h30 às 13h30
PINHOLE COM FILME
Coord.: Edison Angeloni (fotógrafo e professor do projeto Cidade invertida).
Durante a oficina, o participante constrói uma pequena câmera sem lentes a partir de uma caixa de fósforos e um filme fotográfico, para obter cópias em cores. A atividade proporciona o melhor entendimento da formação da imagem.
15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dias 22 e 29, das 14h às 17h
EDIÇÃO DE FOTOGRAFIAS COMO PROCESSO CRIATIVO
Coord.: Wladimir Fontes.
Os participantes desta oficina são convidados a executar um trabalho visual a partir da apresentação de algumas estratégias de edição usadas por artistas visuais contemporâneos.
15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dias 25 e 27, das 18h às 20h30
DIÁLOGOS COM CLAUDIA JAGUARIBE
O projeto mensal do CCJ recebe, em agosto, a fotógrafa e artista plástica Claudia Jaguaribe. Seu trabalho se caracteriza por uma intensa pesquisa plástica em mídias como fotografia e vídeo, para refletir uma visão que combina subjetividade e reflexão sobre o mundo contemporâneo. Ela é autora de trabalhos como Cidades, Atletas do Brasil e Aeroporto, e já expôs no Kennedy Center (Washington/USA), no MAM (RJ/SP), no Instituto Tomie Ohtake (SP) e no Paço das Artes (MG), além de ter participado de feiras de arte como a Arco (Espanha), Miami Basel (EUA) e SP Arte (São Paulo).
50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 28, das 15h às 17h
CÂMERA OBSCURA
Coord.: Edison Angeloni.
Oficina para a confecção de uma pequena câmera obscura, que possibilita a observação de imagens projetadas em seu interior. Nessa técnica, são utilizados materiais simples e de fácil manuseio como papel e cola. A atividade proporciona o fácil entendimento da formação da imagem e a simplicidade dos recursos necessários.
15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 29, das 10h às 12h30
Infantil
CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS
Bibliotecas Públicas. Centro Cultural São Paulo. Pontos de Leitura. Parques. Grátis
Contadores narram histórias em bibliotecas públicas (BP), na Sala de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca Sérgio Milliet do Centro Cultural São Paulo (CCSP), nos Pontos de Leitura e no Parque Severo Gomes.
PRA-LÁ DE LENDAS: SERES DO ENCANTADO
Com Tininha Calazans. Livre.
Contação que traz as criaturas mágicas que assombram e protegem as florestas brasileiras, como Caipora, Curupira, João do Mato, Saci e Mapinguari. O projeto Pra-lá de lendas tem como fio condutor o espetáculo Amazônia adentro, em cartaz até dia 15 no CCSP.
CCSP. Dias 7 e 8, 14h30
BEM-TE-VERDE
Com Elisabete Ferreira Filipini. +3 anos.
História em versos rimados que conta o desaparecimento do verde na Terra e a ação dos humanos, animais e vegetais para trazê-lo de volta.
BP Brito Broca. Zona Norte. Dia 11, 10h30 e 14h
CONTOS PARA CRIANÇAS
Com Márcia de Oliveira Lopes. 6 a 9 anos.
Narração dos contos A bruxa Salomé, de Audrey Wood; João preguiçoso, adaptação de Tony Ross; e Histórias de macaco, adaptação de Elias José.
BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 11, 10h30 e 14h
HISTÓRIAS DE PRINCESAS E UM MACACO MUITO ESPERTO
Com Juvelina Martins. +6 anos.
Serão narradas as histórias: Sua Alteza a Divinha, João preguiçoso e O macaco e a velha.
BP Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 11, 10h30 e 14h
HISTÓRIAS DE REIS, PRINCESAS E CACHORROS
Com Beth Pedrosa. +6 anos.
Serão narradas as histórias: A roupa nova do rei, João preguiçoso, O menino e o cachorro e N´Golo e Bendé-Bendé, em homenagem à África do Sul.
BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 11, 10h30 e 14h
NATUREZA ENCANTADA
Com Andréa Sousa e convidados do projeto Conta comigo. Livre.
Atividade da Biblioteca Belmonte que apresenta, em um parque da zona sul, histórias que valorizam a natureza, despertando a consciência ecológica.
Parque Severo Gomes. Rua Pires de Oliveira, nº 356, Granja Julieta. Zona Sul. Dia 14, 10h
PRA-LÁ DE LENDAS: MAGIAS DAS ÁGUAS
Com Tininha Calazans. Livre.
Contação que traz as criaturas encantadas dos rios, lagos e mares como Yara, Cobra Norato e Magi. O projeto Pra-lá de lendas tem como fio condutor o espetáculo Amazônia adentro, em cartaz até dia 15 no CCSP.
CCSP. Dias 14 e 15, 14h30
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Com Lucélia da Silva, do projeto Conta comigo.
BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 15, 10h
HISTÓRIAS CONTRÁRIAS
Com Balaio de Dois. Livre.
A riqueza da cultura popular brasileira é enfocada por meio de trava-línguas, trovas populares, adivinhas e cantigas de roda.
BP Mário Schenberg. Zona Oeste. Dia 17, 14h. Dia 24, 10h30
CONTANDO ENCANTOS
Com Bárbara Bischoff. 5 a 10 anos.
Serão narradas as histórias: A vaidade de Lolita, de Luís Antonio Gasparetto; A estrela de Laura, de Klaus Baumgart; entre outras.
BP Menotti Del Picchia. Zona Norte. Dia 18, 10h30 e 14h
CONTOS PARA CRIANÇAS
Com Maria das Graças N. Marcelino. 4 a 9 anos.
Serão narradas as histórias: Onde está o rabo do sapo?, de Telma Guimarães Castro Andrade; e Dona Baratinha, de Ana Maria Machado.
BP Pedro da Silva Nava. Zona Norte. Dia 18, 10h30 e 14h
HISTÓRIAS DE PRINCESAS
Com Deise Maria Tebaldi Pedro. +7 anos.
Serão narradas as histórias: A princesa Jia, A guardadora de gansos e Rapunzel.
BP Thales Castanho de Andrade. Zona Norte. Dia 18, 10h30 e 14h
MISTURANDO HISTÓRIAS
Com Cecília F. da Silva. 5 a 10 anos.
Serão narradas as histórias: A Zerópeia, O caso do bolinho e Onde está o rabo do sapo?.
BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 18, 10h30 e 14h
PRA-LÁ DE LENDAS: GRAÇAS DA LÍNGUA
Com Tininha Calazans.
Encontro com o universo sonoro, rítmico e repleto de sotaques da língua brasileira por meio de parlendas, trava-línguas, brincos, adivinhas e contos. O projeto Pra-lá de lendas tem como fio condutor o espetáculo Amazônia adentro, em cartaz até dia 15 no CCSP.
CCSP. Dias 21 e 22, 14h30
NAS REDONDEZAS DO QUADRADO
Cia. Ilustrada. Livre.
Adaptação do conto Redondinhos e quadradões, de Paola Patassini. Serão também narrados os contos João e o bicho – Papão e A menina e o pássaro encantado, de Rubem Alves.
Ponto de Leitura Parque do Piqueri. Zona Leste. Dia 22, 11h
HISTÓRIAS DE ANIMAIS
Com Cícera Cleide Mascarenhas. +7 anos.
Serão narradas duas histórias em que animais são os personagens principais: A tartaruga e o elefante e Onde está o rabo do sapo?.
BP Sylvia Orthof. Zona Norte. Dia 25, 10h30 e 14h
HISTÓRIAS DE PEDRO MALASARTES
Com Sandro Luiz Coelho. +7 anos.
Contos em que o personagem Pedro Malasartes protagoniza diversas aventuras.
BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 25, 10h30 e 14h
HISTÓRIAS DIVERSAS
Com Ana Paula Pereira dos Prazeres. 5 a 10 anos.
Serão narradas histórias engraçadas sobre aventuras e animais da floresta.
BP Nuto Sant’Anna. Zona Norte. Dia 25, 10h30 e 14h
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Com Solange. Livre.
Serão narrados diversos contos infantis.
BP Castro Alves. Zona Sul. Dia 26, 10h
PRA-LÁ DE LENDAS: AVENTURAS DE UMA SACIÓLOGA
Com Tininha Calazans.
A personagem Dona Maria Encarnada, mestra em caça-saci e doutora “sacióloga”, conta “causos” sobre o personagem folclórico. O projeto Pra-lá de lendas tem como fio condutor o espetáculo Amazônia adentro, em cartaz até dia 15 no CCSP.
CCSP. Dias 28 e 29, 14h30 (dia 29 com intérprete de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais)
HISTÓRIAS DE MONTÃO
Com Maria Cecília Coscia Granner. +4 anos.
Contação de histórias para crianças e adultos.
Para participar, é necessário fazer agendamento pelo telefone: 3256-4122. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro
DOMINGO NA VIRIATO É DIA DA CRIANÇA
Biblioteca Pública Viriato Corrêa - Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul. Dom. 16h. Livre. Grátis
A ÁRVORE DE SALVATERRA DE MAGOS
Cia. Prosa dos Ventos.
Contação de história sobre o espírito de uma bruxa que fica preso em uma árvore e o lenhador que tenta derrubar a planta.
Dia 8
HISTÓRIAS CONTRÁRIAS
Com Balaio de Dois.
A riqueza da cultura popular brasileira é enfocada por meio de trava-línguas, trovas populares, adivinhas e cantigas de roda.
Dia 15
CONTOS DE ENGANAR A DITA CUJA
Com Lilian Marchetti.
Destinada a todos os públicos, a contação tem como tema “a morte”, enfocada de maneira divertida.
Dia 22
HISTÓRIAS FANTÁSTICAS
Grupo Cantando Histórias. Com Dorotilde e os músicos Beto Rodrigues e Marcela Faust.
Narrações que mostram que nem todas as bruxas são más nem todas as princesas, boazinhas, além de outros temas fantásticos.
Dia 29
CIENTISTAS MALUCOS DA MAD SCIENCE®
Biblioteca Pública Mário Schenberg. Zona Oeste. Sáb. Das 11h às 11h50. Grátis
O grupo apresenta atividades divertidas para crianças que tratam de ciências.
SHOW CIENTÍFICO FOGO E GELO
Neste show-oficina de ciências, a plateia observa efeitos visuais de experiências com fogo e gelo seco. As crianças podem brincar com bolhas de sabão recheadas de fumaça, ver como o gelo seco faz um líquido mudar de cor, curtir todo o suspense e emoção de um galão de fogo e de outros experimentos divertidos.
Livre. Dia 14. Retirar senha uma hora antes.
ONDE ESTÁ O AR?
Nesta oficina, os cientistas malucos da Mad Science® apresentam o mundo invisível e fantástico do ar e da pressão atmosférica. As crianças aprendem, brincam e se divertem com diversos experimentos como fazer marshmallows que mudam de tamanho e bolhas de sabão quadradas.
De 5 a 8 anos. 30 vagas. Inscrições a partir do dia 3 na biblioteca ou pelo telefone: 3672-0456. Dia 28
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário