quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Musical do Zeca Baleiro

Zeca Baleiro está com seu primeiro espetáculo teatral. O músico é autor do texto e da direção da peça, que é um infantil.
"Quem tem medo do curupira?" inicia a temporada dia 28/08 e vai até dezembro, sábados e domingos a tarde ás 16 horas no Teatro Sesi.





Endereço: Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César - Centro. Telefone: (11) 3146-7703.

Curso de Contação de Histórias

Achei esse curso interessante, mas é muito longe da minha casa... espero que seja perto da casa de alguém!




Nome:  Afiando a Língua Encantada, com coordenação de Andréa de Sousa

Destinada para professores, arte-educadores, estudantes, pais e babás, a oficina apresenta da arte de contar histórias.

Quando: Sáb 28/08 das 11:00 às 13:00

Quanto: Grátis

Onde: Biblioteca Pública Belmonte



Endereço: R. Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - Sul. Telefone: (11) 5687-0408 e (11) 5691-0433.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Programação infantil da Prefeitura para o mê de agosto!


                                                  foto : http://atelierdaspoesias.blogspot.com/2010/04/1-crianca-sempre-crianca-2-dica-para.html




ARTECENDO MUNDOS: UM ENCONTRO DA LITERATURA COM O TEATRO

Coord.: Julia Moura. Parceria: Emef Gilberto Dupas.

Nestes encontros, a imaginação gerada a partir da leitura será utilizada como fonte de criação para elaboração de jogos teatrais e interpretações cênicas.


14 a 16 anos. 35 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Espaço Sarau. Zona Norte. De 18 a 27. 4ª e 6ª. Turma I: das 13h40 às 14h20. Turma II: das 14h40 às 15h20. Turma III: das 15h40 às 16h20. Grátis





ATIVIDADES NA AMADEU AMARAL

A biblioteca apresenta encontros de mediação de leitura, com Márcia Cristina Cortez Mauro, todas as 4ªs-feiras, às 10h; atividades com grupo de terceira idade, todas as 4ªs-feiras, às 13h30; varal literário sobre cordel, entre dias 2 e 31; e a exposição Bienais do livro na Biblioteca Amadeu Amaral, entre dias 2 e 31.


Biblioteca Pública Amadeu Amaral. Zona Sul. Grátis





ATIVIDADES NA CHÁCARA DO CASTELO

A biblioteca apresenta encontros de RPG, para maiores de 13 anos, com os narradores Flávio Araújo, Alexandre Elfo (Cavalaria Lúdica) e Paulo Barbosa (grupo de D&D), nos dias 14 e 28, às 14h; e oficina de criação literária, para maiores de 15 anos, com Sérgio Jardino, nos dias 14 e 28, às 15h.


Biblioteca Pública Chácara do Castelo. Zona Sul. Grátis





ATUAÇÃO ÉPICA

Com Cláudia Schapira, Esther Góes, José Fernando de Azevedo e Sérgio Carvalho. Mediação: Sebastião Milaré.

Palestra sobre técnicas e procedimento do "teatro épico", conforme teorias de Bertolt Brecht.


Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Centro. Dia 3, 20h. Grátis





BANHO DE LUA

Com astrônomos dos planetários de São Paulo.

Palestra sobre as características astrofísicas da Lua e de outros astros. Com telescópios, o público pode observar o satélite em sua melhor fase, a crescente, quando é possível ver suas montanhas, vales e planícies.


+4 anos. Informações: 3397-4037. Centro Cultural São Paulo – Sala de Debates do Piso Caio Graco. Centro. Dia 20, 19h. Grátis





CCJ VISITA: PARQUE DA LUZ E PINACOTECA

O Parque da Luz é o mais antigo da cidade de São Paulo. Atualmente abriga uma seção importante do acervo da Pinacoteca do Estado, com diversas esculturas de artistas emblemáticos como Lasar Segall, Victor Brecheret e outros. Localizada ao lado do parque, a Pinacoteca, primeiro museu de arte da cidade, possui um acervo com mais de 6 mil obras, oferecendo um abrangente panorama da arte brasileira dos séculos 19 e 20.


30 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Encontro no saguão de entrada do CCJ. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Zona Norte. Dia 14, 11h. Grátis





CIRCO SPACIAL

O Centro de Memória do Circo presta homenagem ao Circo Spacial, que neste mês completa 25 anos de existência, com um papo informal entre as duas gerações de artistas que hoje atuam na companhia. De um lado, os fundadores do circo: Marlene Querubim, Luiz Antonio Jardim, Xang Baeta, entre outros, e do outro, os astros que surgiram sob a lona do Spacial, como a malabarista Carol Rigoleto, as artistas Jessica Souza e Rejane Vargas e o Palhaço Buguinho. Durante o encontro, haverá a projeção de um videodocumentário sobre a história da companhia.


Galeria Olido – Centro de Memória do Circo. Centro. Dia 16, 15h. Grátis





DIA MUNDIAL DE MAGIC

Org.: Núcleo de RPG.

Durante o encontro que terá um campeão local, serão distribuídas cartas prêmio com a nova coleção de cards M11, lançada no mês passado. Cards metalizados comemorativos serão distribuídos para cada participante.


+15 anos. Informações pelo e-mail: jonaswlad@gmail.com. Inscrições na área de convivência do CCJ somente no dia 14, a partir das 14h. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – área de convivência. Zona Norte. Dia 14, 14h. Grátis





OS DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS PERANTE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL

Com Ariovaldo Lopes Ribeiro (advogado e conciliador do Tribunal de Justiça de São Paulo).


BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 26, 10h. Grátis





ELEIA LEU

Em edições quinzenais, os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak e Pedro Tostes coordenam esta roda de leitura que apresenta poemas organizados em torno de temas que propiciam a interlocução entre diversas linguagens, escolas e modos de “fazer e pensar poesia”.


Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dias 10 e 24. 3ª, das 19h30 às 21h30. Grátis





ESCRITA ABERTA

Prod.: Renata Cirilo.

Espaço coletivo de crítica e criação literária, sem restrição quanto a gênero ou estilo. Os encontros são dedicados à discussão de temas, conteúdos, formas, publicações, processos de escrita e, principalmente, à criação.


Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. De 3 a 31. 3ª, das 15h às 17h. Grátis





ESPAÇO GOURMET – DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL

‘Chef’ convidado: folclorista João Luis do Couto.

Encontro que simula um ‘restaurante literário’ cujo ‘cardápio’ é composto por declamação de cordéis, contação de “causos”, adivinhas, parlendas, trovas e trava-línguas.


Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 26, 14h. Grátis





FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS

Coordenada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas, a atividade proporciona oportunidade para que o público possa renovar sua biblioteca pessoal, sem custo. As recomendações são: os livros não devem ser didáticos e o material deve estar em bom estado. As trocas podem ser realizadas diretamente entre os frequentadores, que terão à sua disposição mesas separadas pelos temas: “literatura geral”, “literatura infantojuvenil”, “gibis” e “troca com a mesa”, na qual o leitor deposita um título e pega outro.


Parque do Piqueri. Rua Tuiuti, 515, Tatuapé. Zona Leste. Dia 15, das 10h às 15h. Grátis





FICÇÃO CIENTÍFICA

Coord.: Grupo Solar 7.

Exibição de filmes e séries sobre ficção científica, seguida de palestras.


Livre. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Centro. Dia 29, das 11h às 15h. Grátis





JORNADA FOTOGRÁFICA: GALERIA DO ROCK

Coord.: André Douek.

O projeto do Museu da Cidade de São Paulo convida os participantes da Jornada a fotografarem a Galeria do Rock. Das 10h às 13h, é realizada a visita para registro das imagens. Das 15h às 18h, é feita a seleção e edição das fotos, que poderão integrar uma futura exposição no Arquivo Histórico Municipal.


Inscrições até dia 12. Enviar e-mail com telefone de contato para adouek@prefeitura.sp.gov.br. Informações: 3396-6015. Ponto de encontro: Avenida São João, 439. Jornada: dia 14, 10h. Grátis (exceto os gastos com revelação e ampliação)





MOACYR SCLIAR FALA SOBRE LITERATURA E MEDICINA

Medicina e literatura se cruzam em diversas obras do escritor gaúcho, membro da Academia Brasileira de Letras e médico sanitarista. No encontro, Scliar fala sobre a relação entre as duas áreas.


Biblioteca Pública Mário Schenberg. Zona Oeste. Dia 27, 15h. Grátis





PALESTRA ABERTA: MINIK MONDÓ

Com Jorge Albuquerque (PUC-SP). Supervisão geral: Maria Mommensohn. A atividade integra o projeto Poeira, do Núcleo Minik Mondó, contemplado pelo 8º edital do Fomento à Dança.

A palestra integra um ciclo de quatro e denomina-se Palestra II – O conceito de Umwelt. Serão abordados temas como “realidade e permanência”, “o domínio da biosemiótica”, “Umwelt e visualidade”, entre outros.


Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. Dia 3, das 18h às 21h. Grátis





PAPO DE ARTISTA – ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO EM ARTES VISUAIS

Coord.: Riscardo Basbaum.

Encontros nos quais os participantes poderão discutir e analisar os processos artísticos em desenvolvimento. Destinado a artistas em formação ou profissionais que procuram interlocução para exercer suas pesquisas em artes visuais.


+14 anos. 15 vagas. Inscrições de 9 a 13, por ficha de inscrição preenchida, carta de apresentação e breve currículo, enviados para o e-mail: dace.ccsp@gmail.com. Os selecionados serão comunicados até dia 16 por e-mail. Lista com todos os selecionados será divulgada no site: http://www.centrocultural.sp.gov.br. Centro Cultural São Paulo – Sala de Debates do Piso Caio Graco. Centro. Dia 19, 18h. Grátis





POESIA NO JARDIM X: CULTURA POPULAR

Sarau literomusical que procura incentivar a leitura e a criação poética. Os participantes podem interagir, cantando, tocando ou declamando poesias próprias e de outros autores. Nesta décima edição, o tema é “folclore/festas populares”.


Não é necessário fazer inscrição. Biblioteca Pública Anne Frank. Zona Oeste. Dia 9, 14h. Grátis





PSICODRAMA

Coord.: Cida Davoli. Realização: Associação Amigos do CCSP.

Atividade desenvolvida inicialmente em 1921 pelo psiquiatra austríaco naturalizado norte-americano, J.J. Moreno. Com base na dramatização seguida por discussão, a encenação propõe vivenciar temas que fazem parte do cotidiano dos participantes. No CCSP, cada sessão –aberta a todos os interessados– é dirigida por psicodramatistas diferentes, permitindo que os profissionais apliquem técnicas diversificadas e troquem experiências.

Aniversário de 7 anos da atividade no CCSP
Dia 7

Márcia A. Batista
Dias 14 e 21

Marcha entre o Masp e o CCSP. Com Reo F. Monteiro e Valéria Barcellos
Dia 28


Não é necessário fazer inscrição. Informações: 3397-4037. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Sáb., das 10h30 às 13h. Grátis





RPG – PALESTRAS E WORKSHOPS

Coord.: Grupo MegaCorp.

Oportunidade para jogadores e mestres de Role Playing Game receberem informações e aperfeiçoamento no jogo. Após palestra, serão praticados jogos no Espaço Mestre do Jogo (próximo do Jardim Eurico Prado Lopes – rampa de acesso ao metrô).


+12 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Centro. Dia 8, das 11h às 15h. Grátis





SARAU SERTANEJO

Com Alcione Kosmos. Apresentação: Guarani. Participação especial: Paula Dundee.

No último sábado do mês, ocorre este sarau no qual o público é convidado a participar, fazendo poesia, cantando e propondo músicas, ao som de viola caipira.


Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 28, das 15h às 20h. Grátis





SOUND ART – PANORAMA GERAL

Fernando Visockis, Thiago Parizi e convidados apresentam um panorama histórico da Sound Art, vertente artística que procura intersecções entre as artes visuais e a música. A proposta do projeto é despertar o interesse de novos públicos para os aspectos conceituais e técnicos de diversas obras e artistas do gênero. Projeto contemplado pelo Edital de Copatrocínio para Primeiras Obras.


Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – anfiteatro. Zona Norte. Dia 25, das 19h às 21h. Grátis





UMA VISÃO DA FILOSOFIA E DA EDUCAÇÃO

Coord.: Carlo Corabi.

Videopalestra sobre a obra do pensador e educador Jiddu Krishnamurti. Após a exibição, ocorre um bate-papo sobre a apresentação.


Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Zona Sul. Dias 7 e 21, 10h. Grátis





ZEROS E UNS, RITMO E POESIA: A POÉTICA NO HIP HOP

Grupo formado por produtores multimídia, escritores e cantores com processos de criações distintos, trazendo para este debate musical a formação da sua arte e a relação entre os bits (zeros e uns). O encontro reúne DJ, MC, poeta e convidados.


Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 14, 18h30. Grátis





AGOSTO CAIPIRA

Bibliotecas Públicas. Bosques da Leitura. Grátis



Em homenagem ao mês do folclore, as bibliotecas públicas (BP) e Bosques da Leitura apresentam programação especial que enfoca a cultura do caipira paulista.

A programação chega às bibliotecas públicas (BP) e ao Bosque da Leitura dos Parques Ibirapuera e Santo Dias.





Oficinas



BRINCADEIRAS E DANÇAS DA TRADIÇÃO POPULAR BRASILEIRA

Coord.: Elizabeth Menezes.

A oficina explora temas relacionados ao contexto da congada e espaços da dança com o lúdico do corpo em movimento. O aquecimento é realizado com foco nas articulações por meio de brincadeiras de mão, traçar e pular amarelinha e dançar congada com improvisação de bastões.


BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. De 3 a 31. 3ª, 14h



VIOLA CAIPIRA

Coord.: Jackson Ricarte.

A oficina esclarece dúvidas sobre o instrumento e ensina diferentes afinações e noções técnicas.


30 vagas. Público: Interessados no instrumento, músicos iniciantes e estudantes, preferencialmente com noções básicas de violão ou guitarra (acorde maiores, menores e com sétima). Inscrição: 5687-0408, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h. BP Belmonte. Dias 12 e 19, 15h



AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS

Coord.: Andréa de Sousa.

Oficina voltada para apreciadores e interessados na arte de contar histórias.


Público: Professores, arte-educadores, estudantes, pais e babás. Inscrição: 5687-0408. BP Belmonte – sala de contação. Zona Sul. Dia 28, das 11h às 13h





Contações de histórias



CAUSOS E HISTORIETAS

Com Lídia Engelberg. Jovens e adultos.

Histórias revelam a malícia e a sabedoria do caipira.


BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 8, 11h


BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 16, 14h


BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 19, 14h



RASTRO DE ASSOMBRAÇÃO

Farnel de Artes. Livre.

A contação enfoca os cuidados para a preservação do meio ambiente por meio de ações presentes no folclore brasileiro.


BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 10, 10h e 14h



CONTOS DE ENGANAR A DITA CUJA

Com Lilian Marchetti. Livre.

Destinada a todos os públicos, a contação tem como tema “a morte”, enfocada de maneira divertida.


Bosque da Leitura do Parque Ibirapuera. Zona Sul. Dia 15, 11h


BP Camila Cerqueira César. Zona Oeste. Dia 16, 14h



CONTA COMIGO

Coord.: Ivani Magalhães e Andréa de Sousa.

Encontro de apreciadores da arte de narrar histórias que recebe contadores da rede sul de bibliotecas e formandos em Pedagogia e Letras da UniÍtalo.


Inscrição: 5687-0408, com Andréa Sousa. Informações dos horários por telefone. BP Belmonte. Zona Sul. Dias 16 e 26



QUATRO CONTOS CAIPIRAS

Meninas do Conto. Livre.

Serão narradas histórias de vários cantos do mundo, incluindo os tradicionais contos caipiras brasileiros.


BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 16, 13h30



CONTOS COM SERAFINA FULÔ

Com Simone Nasar. +4 anos.

Por meio da personagem Serafina Fulô, a repentista narra a lenda do pássaro “que só sabia pedir e chorar”.


BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 16, 14h30


Bosque da Leitura Parque Santo Dias. Zona Sul. Dia 22, 11h



CONTOS CAIPIRAS

Cia. Dedo de Prosa. +2 anos.

Narração de contos da cultura caipira.


BP Marcos Rey. Zona Sul. Dia 17, 10h30



CAUSOS DE RISO E ASSOMBRO DA ZONA DA MATA AO VALE DO PARAÍBA

Com Kelly Orasi. +14 anos.

Serão narrados dois “causos”: o primeiro faz homenagem aos contadores que aumentam suas histórias e o segundo mostra a influência do Vale do Paraíba na vida de Cesário, o “rei da mentira”.


BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 19, 14h


BP Gilberto Freyre. Zona Leste. Dia 20, 14h



HISTÓRIAS PARA OUVIDOS PEQUENOS

Com Zé Bocca (de Votorantim/SP). Livre.

Serão narrados “causos” do universo brasileiro por meio de canções e trava-línguas.


BP Raul Bopp. Zona Sul. Dia 20, 10h e 14h


BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 24, 10h e 14h



CONTOS DE UM CAIPIRA

Com Vitor Batista. Livre.

Serão narrados dois contos da cultura popular brasileira: Presente pro seu juiz e O velho, o menino e o burro.


BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 20, 14h





Encontros e shows



OS FAVORITOS DA CATIRA

Aulas-show sobre catira, também conhecida como cateretê, dança que teve origem na mistura das culturas indígena, africana, portuguesa e espanhola, introduzida pelos jesuítas e bastante difundida nos séculos 17 e 18, durante o ciclo do tropeirismo.


BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 8, 11h


BP Mário Schenberg. Zona Oeste. Dia 13, 14h30


BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 15, 11h


BP Paulo Setúbal. Zona Leste. Dia 20, 14h30


BP Adelpha Figueiredo. Zona Norte. Dia 27, 14h30



NOITE DO PIJAMA ASSOMBRADO

Participação dos grupos de teatro e música vocacional da biblioteca, Ivani Magalhães, grupos Pássaros Novos e Girasonhos, Eufra Modesto, Moreira de Acopiara, Robson Soares, Iraci Cardoso, Andréa de Sousa e João Luis do Couto.

Na sexta-feira, dia 13, no estacionamento iluminado por tochas medievais, o público é recebido por educadores e trovadores que anunciam lamentos em brincadeiras de assustar. Carpideiras desfiam ladainhas enquanto distribuem velas aos participantes, que seguem em procissão para o auditório, onde, totalmente no escuro, ouvem contos de assombração.


+18 anos. Traje: pijama estilizado. Vagas limitadas. Inscrição: 5687-0408. BP Belmonte – concentração no saguão de entrada. Zona Sul. Dia 13, 23h



CARAVANA DO CORDEL FAZ PARADA NA BELMONTE

Formada por mestres da cultura popular, a Caravana busca reforçar o valor itinerante da poesia em suas múltiplas manifestações. Integram o encontro cordelistas, repentistas, xilógrafos, músicos, pesquisadores e entusiastas da poesia popular.


BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. Dia 14, 16h



FOLIAS E FOLGUEDOS DO BRASIL – CICLO JUNINO

Lançamento do livro de autoria de Inimar dos Reis. A obra apresenta informações sobre danças das festividades juninas de vários estados brasileiros, com partituras e sugestões para trabalhos em sala de aula. As ilustrações em xilogravuras foram criadas e executadas pelos artistas Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina. O CD que acompanha o livro apresenta 16 faixas reunindo Bendito de São João, Folia de São João, cocos, catiras, entre outras manifestações. Na ocasião, o autor faz apresentação musical.


BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. Dia 19, 19h



O CAUSO É O SEGUINTE

Com o contador de histórias Zé Bocca (de Votorantim/SP) e o violeiro Marcos Boi. Livre.

Por meio de “causos”, contos e poemas, a apresentação faz uma viagem pelo Brasil, enfocando personagens como o matuto, o tropeiro, o diabo.


BP Hans Christian Andersen. Zona Leste. Dia 21, 16h


BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 22, 11h


BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 23, 12h



III ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS

Com Nando Poeta e Cacá Lopes.

Os poetas apresentam suas construções literárias de cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), exposição de folhetos, xilogravura, leitura de cordel e poesia tradicional nordestina.


BP Belmonte. Zona Sul. Dia 26, 19h





Exposições



XILOGRAVURA

Coord.: Eduardo Ver e Ezequiel.

Exposição de xilogravuras produzidas por alunos que frequentaram oficina sobre a expressão artística em 2009.


BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. De 2 a 31. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 15h



TEMÁTICA POPULAR JUCA PIRAMA

Coord.: Eder Brito. Participação: Moreira de Acopiara (cordelista).

Baseada na obra de Gonçalves Dias, a mostra realizada pela oficina de temática popular resgata e valoriza a identidade cultural, utilizando elementos como teatro, música e cordel.


BP Belmonte – saguão de entrada. Zona Sul. Dia 11, 19h. Grátis





CESAR CABRAL, FAZEN’DESENHANIMADO STOP-MOTION

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Espaço Sarau. Zona Norte. Dia 14. Grátis



Curadoria: Céu D’Ellia (Núcleo Paulistano de Animação).


50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.



DIRETORES WARNER BROS. I

Diretores clássicos da Warner Bros., Harman & Ising, Frank Tashlin e Friz Freleng, inventaram o cartum animado. Saiba quem foram e como contribuíram para criar essa arte. Haverá exibição de filmes acompanhada de explicação e debate com o curador Céu D’Ellia, diretor do longa de animação Garoto cósmico.


15h



ENCONTRO COM CESAR CABRAL

Cesar Cabral, diretor e animador especialista na técnica de stop-motion, é convidado para falar sobre seu trabalho. Entre filmes para publicidade, documentários, curtas-metragens e vinhetas, ele é autor de uma das animações mais premiadas do Brasil, Dossiê Rê Bordosa, cujo processo de criação pode ser visto em exposição exibida na área de convivência do CCJ.


16h30





DOMINGOS NA CASA MODERNISTA

Casa Modernista. Zona Sul. Grátis



Atividades que buscam a sensibilização a respeito das questões socioambientais por meio da prática corporal e cultural do tai chi pai lin e das danças circulares. No primeiro domingo do mês, ocorre, também, o sarau O cravo rimou com a prosa.



TAI CHI PAI LIN

Coord.: Suely Bassi. Parceria: Umapaz (Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente).

Atividade esportiva.


Dias 1º, 8, 15, 22 e 29, das 8h às 10h



O CRAVO RIMOU COM A PROSA

Com José Luiz Ribeiro (músico) e Marcia Matos (poeta).

Encontro poético-musical que apresenta repertório transitando entre os períodos barroco e moderno.


Dia 1º, 11h



DANÇAS CIRCULARES

Coord.: Estela Gomes. Parceria: Umapaz (Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente).

Atividade esportiva e artística.


Dias 15 e 29/8, das 10h às 12h





FANTASTICON 2010: IV SIMPÓSIO DE LITERATURA FANTÁSTICA

Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Zona Sul. De 27 a 29. Grátis



Org.: Silvio Alexandre. Apoio: Fly Cow Produções Culturais, revista Movie, Cálamo Editorial, Gelf (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), Moonshadows Livraria, Universidade Anhembi Morumbi e TV Cronópios.

Encontro de pessoas interessadas em literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror), para troca de ideias e de informações.


A programação ocupa a Sala Luiz Sergio Person, o Espaço Temático de Literatura Fantástica e o andar térreo da biblioteca. Para participar, deve-se retirar senha uma hora antes de cada atividade.



ABERTURA E PALESTRA

Autor de mais de 40 livros, o escritor Moacyr Scliar fala sobre “O fantástico na literatura brasileira”. Durante a palestra, ele mostra como sua obra é marcada pelo imaginário fantástico e comenta a existência de elementos mitológicos na literatura para enfocar problemas da humanidade, desde os primórdios de sua existência. Desde 2003, Scliar ocupa a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.


Dia 27, das 19h às 21h



O ESCRITOR: PESQUISA E CRIAÇÃO LITERÁRIA

Coord.: Sérgio Pereira Couto (jornalista e autor de romances como Sociedades secretas) e Gianpaolo Celli (coautor da coleção Necrópole: histórias de vampiros).

A proposta da oficina é mostrar a importância da pesquisa nas diversas etapas da criação literária, apresentando técnicas e mecanismos de como realizá-la, tendo em vista a produção de um bom texto.


Dia 28, das 11h às 13h



VOZES FEMININAS NA LITERATURA DE VAMPIRO

Com Flávia Muniz (autora de livros como Os noturnos e Viajantes do infinito), Giulia Moon (autora de coletâneas de contos como Luar de vampiros), Laura Elias (dedica-se ao término do terceiro volume da série de vampiros Red Kings), Martha Argel (autora de O vampiro da mata atlântica, O livro dos contos enfeitiçados, entre outros) e Nazareth Fonseca (autora da saga Alma e sangue, entre outras obras).

A mesa-redonda enfoca o interesse crescente de escritoras pelo universo dos vampiros.


Dia 28, das 11h às 12h



O MERCADO EDITORIAL DE LITERATURA FANTÁSTICA NO BRASIL

Com Adriano Fromer Piazzi (Editora Aleph), Douglas Quinta Reis (Devir), Ednei Procópio (Giz Editorial), Richard Diegues (Tarja Editorial), Daniela Padilha (Difusão Cultural do Livro – DCL) e Erick Santos (Draco Editora).

Bate-papo entre editores do gênero fantástico.


Dia 28, das 12h30 às 13h30



O FANTÁSTICO E A LITERATURA MAINSTREAM

Com Jeanette Rozsas (escritora e diretora da União Brasileira de Escritores – UBE), Ademir Assunção (autor das coletâneas LSD nô, A máquina peluda, entre outras), Felipe Pena (autor de romances como O analfabeto que passou no vestibular e O marido perfeito mora ao lado) e Nelson de Oliveira (autor dos livros Poeira: demônios e maldições, A oficina do escritor, entre outros).

Bate-papo que enfoca diversas correntes da literatura fantástica no Brasil, como ficção científica, fantasia e terror, além da tradicional ficção realista.


Dia 28, das 14h às 15h



PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O GÊNERO FANTASIA NO BRASIL

Convidados discutem a mistura de elementos tradicionais de literatura fantástica, como cavaleiros e castelos; seres mágicos, como elfos e anões; e mitos nacionais, como Curupira e Saci; para criar uma fantasia com genética brasileira.


Dia 28, das 15h30 às 16h30



O FANTÁSTICO EM GUIMARÃES ROSA

Com Bráulio Tavares (autor de livros como A espinha dorsal da memória e A máquina voadora).

Palestra sobre a primeira opção literária de Guimarães Rosa, o universo fantástico, e como o gênero acompanha sua obra por meio de contos que mostram feitiçarias, assombrações e aparições sobrenaturais.


Dia 28, das 17h às 18h



COMO MONTAR A ESTRUTURA DE UM ROMANCE DE FANTASIA

Com André Vianco (autor de best sellers como Os sete e Sétimo).

O escritor consagrado dá dicas e informações importantes sobre como escrever uma obra literária.


Dia 29, das 11h às 13h



HISTÓRIA ALTERNATIVA: AS DIVERSAS ENCRUZILHADAS

Com Gerson Lodi-Ribeiro (autor de livros como O vampiro de Nova Holanda e Outros Brasis).

A proposta da palestra é discutir o que seria do mundo se determinado acontecimento histórico tivesse ocorrido de modo diferente.


Dia 29, das 11h às 12h



MULTIMEIOS: ALTERNATIVAS PARA A LITERATURA FANTÁSTICA

Com Eduardo Sphor (participante do podcast do site Jovem Nerd e gerenciador do selo NerdBooks, voltado à literatura fantástica), Christopher Kastensmidt (diretor de criação da Ubisoft, uma das maiores empresas de videogame do mundo), Luiz Ehlers (editor-chefe da Revista Fantástica) e Tiago Castro (editor do blogue Ideias com café).

Mesa-redonda que aborda mídias alternativas como blogues, sites, podcast e outros mecanismos da internet, além de falar do mercado editorial e da comunidade de escritores em outros países.


Dia 29, das 12h30 às 13h30



CONTOS DE FADAS: FANTASIAS DIVERTIDAS E HISTÓRIAS ESCABROSAS

Com o Gelf (Grupos de Estudos de Literatura Fantástica), coordenado pela escritora Rosana Rios.

Leitura compartilhada que enfoca as transformações que os contos de fadas sofreram ao longo da história.


Dia 29, das 14h às 15h



CAIXA DE PANDORA: EXISTE ESPERANÇA PARA A LITERATURA FANTÁSTICA NO BRASIL?

Com Rosana Rios, Roberto de Sousa Causo, Adriano Siqueira, J. Modesto, Nelson Magrini, Ademir Pascale e J. P. Balbino.

Bate-papo sobre as tendências e desafios da literatura fantástica no Brasil e a nova geração de autores.


Dia 29, das 15h30 às 16h30



O REALISMO MÁGICO DE MURILO RUBIÃO


Dia 29, das 17h às 18h



EMBARQUE NO SHOW-LIVRO

Com Deise Sales e Cláudio Brites (vocais), Marcelo Barfer (guitarra), Tiago Araújo (baixo) e Thiago Camargo (percussão).

Sarau performático que mescla música e literatura fantástica, apresentando obras de Murilo Rubião, Guimarães Rosa, Bráulio Tavares, Raul Seixas e outros.


Dia 29, das 18h às 18h30



EXPOSIÇÃO: PAINEL COMEMORATIVO: JERONYMO MONTEIRO, PAI DA FICÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Pouco conhecido do público, o escritor Jeronymo Monteiro (1908-1970) é um marco fundamental da literatura infantil e do rádio-teatro. Criador do primeiro detetive brasileiro e da primeira série policial, o autor é considerado um precursor da literatura brasileira de ficção científica.


Dias 28 e 29, das 11h às 18h (não é necessário retirar ingresso)



LANÇAMENTO DE LIVROS E TRANSMISSÃO ON-LINE

Durante o evento, serão lançados os livros:

A batalha do apocalipse, de Eduardo Spohr (Verus/Record); A tríade, de Carlos Andrade, Cláudio Brites, Octavio Cariello e Kizzy Ysatis (Terracota); Anjos, mutantes e dragões, de Ivanir Calado (Devir); Cira e o velho, de Walter Tierno (Giz Editorial); Cyberpunk – Histórias de um futuro extraordinário, antologia (Tarja); Dragões de éter – Círculos de chuva, de Raphael Draccon (LeYa); Duna, de Frank Herbert (Aleph); Kara e Kmam – Segredos de alma e sangue, de Nazarethe Fonseca (Aleph); Os contos proibidos do Sr. Arcano, de Sr. Arcano (Multifoco); Pandora, antologia (Giz Editorial); Relações de sangue, de Martha Argel (Giz Editorial); Sangue de lobo, de Rosana Rios e Helena Gomes (Editora DCL); e Vaporpunk, orgs.: Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva (Draco). A TV Cronópios exibe, ao vivo, a programação através do site: www.tvcronopios.com.br.





FÍSICA PARA TODOS

Bibliotecas Públicas Mário Schenberg - Zona Oeste e Viriato Corrêa - Zona Sul. Sáb. Grátis



Professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (Ifusp) apresentam este ciclo de palestras sobre ciências, na Biblioteca Temática em Ciências Mário Schenberg e na Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa.



ELEMENTAR, MINHA CARA PARTÍCULA

Com Marina Nielsen.

Os constituintes dos átomos, prótons, nêutrons e elétrons, foram, por muito tempo, considerados partículas elementares. Hoje em dia, acredita-se que apenas os elétrons sejam elementares, pois os prótons e nêutrons são constituídos de outras partículas chamadas quarks. A palestra desenvolve esse tema.


BP Mário Schenberg. Dia 7, 15h



O ABSOLUTO, EINSTEIN E A RELATIVIDADE

Com Manoel Roberto Robilotta.

A palestra fala sobre teorias de relatividade e apresenta as bases da teoria da proposta por Einstein, e como ela mudou a visão do que é e como se comporta o mundo material.


BP Viriato Corrêa. Zona Sul. Dia 21, 11h





PONTO DE LEITURA OLIDO

Galeria Olido - Vitrine da Dança. Centro. 2ª. Grátis




Não é necessário retirar ingresso.



CONFRARIA DA LEITURA

Encontro no qual serão comentados os contos Os laços de família, de Clarice Lispector; e Afinação da arte de chutar tampinhas, de João Antonio.


Dia 2, 18h30



SARAU DE LEITURA

O tema deste sarau é “A poesia de Gonçalves Dias e um dedo de prosa sobre o poeta”.


Dia 9, 18h



BATE-PAPO

A bailarina e coreógrafa Andrea Thomioka, programadora de dança da Galeria Olido, fala sobre a dança no nosso cotidiano.


Dia 23, 18h



CONTOS NA BOCA DA NOITE

Rita Marques narra contos de fadas sobre o universo masculino, em homenagem ao dia dos pais.


Dia 30, 18h30





SEMANAS TEMÁTICAS: AGOSTO, MÊS DA FOTOGRAFIA

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Espaço Sarau ou Ateliê. Zona Norte. De 14 a 29. +18 anos. Grátis



Curadoria: Dolores Biruel.

Dia 19 é o dia mundial da fotografia. Para celebrar a data, o CCJ Ruth Cardoso realiza a quarta edição das Semanas temáticas, projeto que promove atividades que discutem a imagem fotográfica, sua materialidade, aplicação e linguagem, introduzindo uma forma menos robotizada e mais poética de olhar o mundo. Os interessados terão contato com uma fotografia profissional despretensiosa, por meio de oficinas, palestras e debates.


Fotógrafos, artistas visuais, interessados em fotografia em geral.



SAÍDA FOTOGRÁFICA: PARQUE DA LUZ E PINACOTECA

Coord.: Marcos Marini (professor de fotografia do Senac).

Os participantes produzem imagens com orientação técnica. Após a caminhada, Marini realiza uma oficina para orientar na análise dos registros obtidos. A atividade ocorre junto com o CCJ visita, projeto que promove, mensalmente, passeios culturais pela cidade.


15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Para participar, é necessário levar celular com câmera fotográfica ou câmera digital. Encontro: saguão de entrada do CCJ. Dia 14, 10h



PROCESSOS ALTERNATIVOS/CIANOTIPIA

Com Patrícia Yamamoto (professora de fotografia do Senac).

Oficina de produção de imagens por meio da técnica de cianotipia (processo de impressão fotográfica que utiliza as propriedades de sais de ferro sensíveis à luz ultravioleta, no qual as imagens são obtidas a partir de filmes negativos com a mesma dimensão da cópia final).


20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Levar um secador de cabelo. Ateliê. Dia 21, das 10h às 16h



AUTORRETRATO

Com Wladimir Fontes (fotógrafo e Mestre em Artes pelo Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP).

O fotógrafo faz uma palestra que traz um recorte panorâmico desta prática fotográfica e apresenta a produção do autorretrato como uma prática mais autoral.


50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 21, 18h



AULA ABERTA COM EUSTÁQUIO NEVES

O encontro propõe um espaço de descobertas sobre os recursos utilizados pelo fotógrafo e videoartista mineiro. Desde 1989, Neves pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares por meio da manipulação de negativos e cópias. Suas temáticas relativas à identidade e à memória da cultura afrodescendente são amplamente divulgadas em mostras no Brasil e no exterior.


20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 22, das 10h30 às 13h30



PINHOLE COM FILME

Coord.: Edison Angeloni (fotógrafo e professor do projeto Cidade invertida).

Durante a oficina, o participante constrói uma pequena câmera sem lentes a partir de uma caixa de fósforos e um filme fotográfico, para obter cópias em cores. A atividade proporciona o melhor entendimento da formação da imagem.


15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dias 22 e 29, das 14h às 17h



EDIÇÃO DE FOTOGRAFIAS COMO PROCESSO CRIATIVO

Coord.: Wladimir Fontes.

Os participantes desta oficina são convidados a executar um trabalho visual a partir da apresentação de algumas estratégias de edição usadas por artistas visuais contemporâneos.


15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dias 25 e 27, das 18h às 20h30



DIÁLOGOS COM CLAUDIA JAGUARIBE

O projeto mensal do CCJ recebe, em agosto, a fotógrafa e artista plástica Claudia Jaguaribe. Seu trabalho se caracteriza por uma intensa pesquisa plástica em mídias como fotografia e vídeo, para refletir uma visão que combina subjetividade e reflexão sobre o mundo contemporâneo. Ela é autora de trabalhos como Cidades, Atletas do Brasil e Aeroporto, e já expôs no Kennedy Center (Washington/USA), no MAM (RJ/SP), no Instituto Tomie Ohtake (SP) e no Paço das Artes (MG), além de ter participado de feiras de arte como a Arco (Espanha), Miami Basel (EUA) e SP Arte (São Paulo).


50 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 28, das 15h às 17h



CÂMERA OBSCURA

Coord.: Edison Angeloni.

Oficina para a confecção de uma pequena câmera obscura, que possibilita a observação de imagens projetadas em seu interior. Nessa técnica, são utilizados materiais simples e de fácil manuseio como papel e cola. A atividade proporciona o fácil entendimento da formação da imagem e a simplicidade dos recursos necessários.


15 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 29, das 10h às 12h30





Infantil



CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

Bibliotecas Públicas. Centro Cultural São Paulo. Pontos de Leitura. Parques. Grátis



Contadores narram histórias em bibliotecas públicas (BP), na Sala de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca Sérgio Milliet do Centro Cultural São Paulo (CCSP), nos Pontos de Leitura e no Parque Severo Gomes.



PRA-LÁ DE LENDAS: SERES DO ENCANTADO

Com Tininha Calazans. Livre.

Contação que traz as criaturas mágicas que assombram e protegem as florestas brasileiras, como Caipora, Curupira, João do Mato, Saci e Mapinguari. O projeto Pra-lá de lendas tem como fio condutor o espetáculo Amazônia adentro, em cartaz até dia 15 no CCSP.


CCSP. Dias 7 e 8, 14h30



BEM-TE-VERDE

Com Elisabete Ferreira Filipini. +3 anos.

História em versos rimados que conta o desaparecimento do verde na Terra e a ação dos humanos, animais e vegetais para trazê-lo de volta.


BP Brito Broca. Zona Norte. Dia 11, 10h30 e 14h



CONTOS PARA CRIANÇAS

Com Márcia de Oliveira Lopes. 6 a 9 anos.

Narração dos contos A bruxa Salomé, de Audrey Wood; João preguiçoso, adaptação de Tony Ross; e Histórias de macaco, adaptação de Elias José.


BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 11, 10h30 e 14h



HISTÓRIAS DE PRINCESAS E UM MACACO MUITO ESPERTO

Com Juvelina Martins. +6 anos.

Serão narradas as histórias: Sua Alteza a Divinha, João preguiçoso e O macaco e a velha.


BP Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 11, 10h30 e 14h



HISTÓRIAS DE REIS, PRINCESAS E CACHORROS

Com Beth Pedrosa. +6 anos.

Serão narradas as histórias: A roupa nova do rei, João preguiçoso, O menino e o cachorro e N´Golo e Bendé-Bendé, em homenagem à África do Sul.


BP Afonso Schmidt. Zona Norte. Dia 11, 10h30 e 14h



NATUREZA ENCANTADA

Com Andréa Sousa e convidados do projeto Conta comigo. Livre.

Atividade da Biblioteca Belmonte que apresenta, em um parque da zona sul, histórias que valorizam a natureza, despertando a consciência ecológica.


Parque Severo Gomes. Rua Pires de Oliveira, nº 356, Granja Julieta. Zona Sul. Dia 14, 10h



PRA-LÁ DE LENDAS: MAGIAS DAS ÁGUAS

Com Tininha Calazans. Livre.

Contação que traz as criaturas encantadas dos rios, lagos e mares como Yara, Cobra Norato e Magi. O projeto Pra-lá de lendas tem como fio condutor o espetáculo Amazônia adentro, em cartaz até dia 15 no CCSP.


CCSP. Dias 14 e 15, 14h30



CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Com Lucélia da Silva, do projeto Conta comigo.


BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 15, 10h



HISTÓRIAS CONTRÁRIAS

Com Balaio de Dois. Livre.

A riqueza da cultura popular brasileira é enfocada por meio de trava-línguas, trovas populares, adivinhas e cantigas de roda.


BP Mário Schenberg. Zona Oeste. Dia 17, 14h. Dia 24, 10h30



CONTANDO ENCANTOS

Com Bárbara Bischoff. 5 a 10 anos.

Serão narradas as histórias: A vaidade de Lolita, de Luís Antonio Gasparetto; A estrela de Laura, de Klaus Baumgart; entre outras.


BP Menotti Del Picchia. Zona Norte. Dia 18, 10h30 e 14h



CONTOS PARA CRIANÇAS

Com Maria das Graças N. Marcelino. 4 a 9 anos.

Serão narradas as histórias: Onde está o rabo do sapo?, de Telma Guimarães Castro Andrade; e Dona Baratinha, de Ana Maria Machado.


BP Pedro da Silva Nava. Zona Norte. Dia 18, 10h30 e 14h



HISTÓRIAS DE PRINCESAS

Com Deise Maria Tebaldi Pedro. +7 anos.

Serão narradas as histórias: A princesa Jia, A guardadora de gansos e Rapunzel.


BP Thales Castanho de Andrade. Zona Norte. Dia 18, 10h30 e 14h



MISTURANDO HISTÓRIAS

Com Cecília F. da Silva. 5 a 10 anos.

Serão narradas as histórias: A Zerópeia, O caso do bolinho e Onde está o rabo do sapo?.


BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 18, 10h30 e 14h



PRA-LÁ DE LENDAS: GRAÇAS DA LÍNGUA

Com Tininha Calazans.

Encontro com o universo sonoro, rítmico e repleto de sotaques da língua brasileira por meio de parlendas, trava-línguas, brincos, adivinhas e contos. O projeto Pra-lá de lendas tem como fio condutor o espetáculo Amazônia adentro, em cartaz até dia 15 no CCSP.


CCSP. Dias 21 e 22, 14h30



NAS REDONDEZAS DO QUADRADO

Cia. Ilustrada. Livre.

Adaptação do conto Redondinhos e quadradões, de Paola Patassini. Serão também narrados os contos João e o bicho – Papão e A menina e o pássaro encantado, de Rubem Alves.


Ponto de Leitura Parque do Piqueri. Zona Leste. Dia 22, 11h



HISTÓRIAS DE ANIMAIS

Com Cícera Cleide Mascarenhas. +7 anos.

Serão narradas duas histórias em que animais são os personagens principais: A tartaruga e o elefante e Onde está o rabo do sapo?.


BP Sylvia Orthof. Zona Norte. Dia 25, 10h30 e 14h



HISTÓRIAS DE PEDRO MALASARTES

Com Sandro Luiz Coelho. +7 anos.

Contos em que o personagem Pedro Malasartes protagoniza diversas aventuras.


BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 25, 10h30 e 14h



HISTÓRIAS DIVERSAS

Com Ana Paula Pereira dos Prazeres. 5 a 10 anos.

Serão narradas histórias engraçadas sobre aventuras e animais da floresta.


BP Nuto Sant’Anna. Zona Norte. Dia 25, 10h30 e 14h



CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Com Solange. Livre.

Serão narrados diversos contos infantis.


BP Castro Alves. Zona Sul. Dia 26, 10h



PRA-LÁ DE LENDAS: AVENTURAS DE UMA SACIÓLOGA

Com Tininha Calazans.

A personagem Dona Maria Encarnada, mestra em caça-saci e doutora “sacióloga”, conta “causos” sobre o personagem folclórico. O projeto Pra-lá de lendas tem como fio condutor o espetáculo Amazônia adentro, em cartaz até dia 15 no CCSP.


CCSP. Dias 28 e 29, 14h30 (dia 29 com intérprete de Libras – Linguagem Brasileira de Sinais)



HISTÓRIAS DE MONTÃO

Com Maria Cecília Coscia Granner. +4 anos.

Contação de histórias para crianças e adultos.


Para participar, é necessário fazer agendamento pelo telefone: 3256-4122. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro





DOMINGO NA VIRIATO É DIA DA CRIANÇA

Biblioteca Pública Viriato Corrêa - Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul. Dom. 16h. Livre. Grátis



A ÁRVORE DE SALVATERRA DE MAGOS

Cia. Prosa dos Ventos.

Contação de história sobre o espírito de uma bruxa que fica preso em uma árvore e o lenhador que tenta derrubar a planta.


Dia 8



HISTÓRIAS CONTRÁRIAS

Com Balaio de Dois.

A riqueza da cultura popular brasileira é enfocada por meio de trava-línguas, trovas populares, adivinhas e cantigas de roda.


Dia 15



CONTOS DE ENGANAR A DITA CUJA

Com Lilian Marchetti.

Destinada a todos os públicos, a contação tem como tema “a morte”, enfocada de maneira divertida.


Dia 22



HISTÓRIAS FANTÁSTICAS

Grupo Cantando Histórias. Com Dorotilde e os músicos Beto Rodrigues e Marcela Faust.

Narrações que mostram que nem todas as bruxas são más nem todas as princesas, boazinhas, além de outros temas fantásticos.


Dia 29





CIENTISTAS MALUCOS DA MAD SCIENCE®

Biblioteca Pública Mário Schenberg. Zona Oeste. Sáb. Das 11h às 11h50. Grátis



O grupo apresenta atividades divertidas para crianças que tratam de ciências.



SHOW CIENTÍFICO FOGO E GELO

Neste show-oficina de ciências, a plateia observa efeitos visuais de experiências com fogo e gelo seco. As crianças podem brincar com bolhas de sabão recheadas de fumaça, ver como o gelo seco faz um líquido mudar de cor, curtir todo o suspense e emoção de um galão de fogo e de outros experimentos divertidos.


Livre. Dia 14. Retirar senha uma hora antes.



ONDE ESTÁ O AR?

Nesta oficina, os cientistas malucos da Mad Science® apresentam o mundo invisível e fantástico do ar e da pressão atmosférica. As crianças aprendem, brincam e se divertem com diversos experimentos como fazer marshmallows que mudam de tamanho e bolhas de sabão quadradas.


De 5 a 8 anos. 30 vagas. Inscrições a partir do dia 3 na biblioteca ou pelo telefone: 3672-0456. Dia 28

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Curso gratuito de Jardinagem e Conservação Ambiental abre novas turmas no Bélem



A Associação Reciclázaro, através do Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA), abriu novas turmas para jovens de 15 a 29 anos

No próximo dia 16 (segunda-feira), iniciam-se as aulas do Curso de Jardinagem e Conservação Ambiental, no bairro do Belém. A Associação Reciclázaro, através do Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA), abriu novas turmas para jovens de 15 a 29 anos, e o curso é totalmente gratuito.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio local: Avenida Ariston Azevedo, nº 10, ou pelo telefone 2081-3673. Ao inscrever-se, os alunos escolherão entre dois períodos: manhã, das 8 às 11h45; e tarde, das 14 às 17h45.

Com aulas de segunda a sexta-feira, o curso soma 320 horas, nas quais os alunos serão capacitados para trabalhar em projetos de paisagismo, conservação de parques e praças, na manutenção e preparação de jardins, e na comercialização de produtos e serviços ambientais.

Entre as áreas a serem estudadas, merecem destaque especial: horticultura urbana, paisagismo, formação do solo, botânica, compostagem e manejo de pragas e doenças. Os alunos desenvolverão projetos no campo prático, junto aos seguintes núcleos: viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica, minhocário, composteira, horta e pomar.

O Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA) dispõe de uma área de 8.500 metros quadrados . A oportunidade também oferece lanche, material didático, e promove visitas a locais como o Viveiro Manequinho Lopes, no Ibirapuera, ao Ceagesp, e outros eventos importantes da área ambiental.

SERVIÇO:

Para se inscrever:

Telefone: 2081-3673 / 7895-2649.

Por e-mail: cefopea@reciclazaro.org.br

No local: Avenida Ariston Azevedo, nº 10 - Belém, próximo à Rua Catumbi.

VAGAS LIMITADAS!



Mais informações:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/mooca/noticias/?p=13295

Plantação de árvores no Brás



O que é: Projeto Plantar a Vida
Data: 18/08
Horário: 16h
Local de ínicio: Rua Visconde de Abaeté, Brás.


No mês de agosto será iniciada a segunda fase do projeto Plantar a Vida, desta vez no distrito Brás, um dos distritos com menor índice de áreas verdes na cidade.. A partir das 16h, acontece o evento oficial e aberto ao público na Rua Visconde de Abaeté, onde serão plantadas mudas de árvores no passeio como inauguração do projeto. Também serão feitos discursos que pretendem abordar os benefícios que a iniciativa trouxe para a região.




Outros locais que irão receber novos plantios são: ruas João Teodoro, Bresser e Silva Teles, avenidas Rangel Pestana, Celso Garcia e do Estado, Viaduto do Gasômetro e Linha Férrea. O projeto tem previsão de encerramento até novembro deste ano.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Programação para Sexta?


Dia 20/8 - sexta
Onde: Centro Cultural São Paulo
Sala: Sala Adoniran Barbosa

Horário : 18h30

 Café Tango

com: Edu Guimarães (sanfona), Alfredo Rezende (violino), Diego Beirão (guitarra), Pedro Assad (piano) e Gustavo Mazon (contrabaixo)

Os mais famosos tangos de Piazzolla na leitura do quinteto Café Tango.

Entrada franca (não é necessário retirar ingresso)

Eleições na PUC

Gente, no dia 18/08 pela manhã ( não foi divulgado o horário ainda)vai rolar um debate com os candidatos à presidência e ao governo paulista no Teatro da Puc (Tuca). Participam do evento os três presidenciáveis com maior índice nas últimas pesquisas de opinião divulgadas: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Um dia antes, 17/8, outro debate reúne três candidatos ao governo paulista: Aloísio Mercadante (PT), Celso Russomano (PP) e Geraldo Alckmin (PSDB).
È uma ótima oportunidade para fazermos perguntas diretas sobre questões importantes que ainda não foram faladas, como por exemplo, sobre o ATO MÈDICO.

II Mostra de Mímica Contemporânea na Oficina Cultural Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade apresenta a II MOSTRA DE MÍMICA CONTEMPORÂNEA entre os dias 12 e 22 de agosto no Bom Retiro. O projeto Mímicas – Agatu recebe o apoio do Programa de Ações Culturais da Secretaria de Estado da Cultura.


TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS!

Veja a programação para essa semana :


DOMINGO, 15 de Agosto as 20h:

ESPETÁCULO-DEMONSTRAÇÃO “A POÉTICA DA MÍMICA CORPORAL” E DEBATE

Coordenador: Thomas Leabhart

Público: interessados em geral

Faixa Etária: adultos

Vagas: 50


SEGUNDA FEIRA, 16 de Agosto das 14h as 17h:

WORKSHOP DINAMO/RITMO: O FIO CONDUTOR ENTRE ORGÂNICO E FORMA

Coordenador: Leela Alaniz

Público: com conhecimento intermediário

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 25


SEGUNDA FEIRA, 16 de Agosto as 19:30h:

CICLO DE PALESTRAS “O CORPO COMO MODELO DE COMUNICAÇÃO”

Coordenador: Helena Katz e Leela Alaniz

Público: interessados em geral

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 80


TERÇA FEIRA, 17 de Agosto das 14h as 17h:

WORKSHOP: "ESPETÁCULO DARWIN, PROCESSO DE CRIAÇÃO, PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ROTEIRO CORPORAL."

Coordenador: Victor de Seixas

Público: com conhecimento intermediário

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 25


TERÇA FEIRA, 17 de Agosto as 19:30h:

CICLO DE PALESTRAS “A MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA E A IDENTIDADE CORPORAL BRASILEIRA”

Coordenador: Fernanda Borges e Victor de Seixas

Público: interessados em geral

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 80


QUARTA FEIRA, 18 de Agosto das 14h as 17h:

WORKSHOP “PROCESSO DE CRIAÇÃO DA CIA. AMOK”

Coordenador: Ana Teixeira

Público: com conhecimento intermediário

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 25


QUARTA FEIRA, 18 de Agosto as 20h:

ESPETÁCULO “CARTAS DE RODEZ” E DEBATE

Coordenador: Ana Teixeira

Público: interessados em geral

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 50


QUINTA FEIRA, 19 de Agosto das 14h as 17h:

WORKSHOP “PROCESSO CRIATIVO DO ESPETÁCULO “ALICE”

Coordenador: Plataform 88 Cia De Teatro Físico

Público: com conhecimento intermediário

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 25


QUINTA FEIRA, 19 de Agosto as 20h:

ESPETÁCULO “CORPO DE LAMA” E DEBATE

Coordenador: Victor de Seixas, Rose Prado e Prof. Dr. Antonio Alfredo Telles De Carvalho

Público: interessados em geral

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 50


SEXTA FEIRA, 20 de Agosto as 20h:

ESPETÁCULO “DARWIN, TUDO EVOLUI EXCETO O CORAÇÃO DOS HOMENS” E DEBATE

Coordenador: Victor de Seixas

Público: interessados em geral

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 50


SÁBADO, 21 de Agosto as 20h:

ESPETÁCULO “ALICE” E DEBATE

Coordenador: Companhia Platform 88

Público: interessados em geral

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 50


DOMINGO, 22 de Agosto as 16h:

ESPETÁCULO INFANTIL “O CATADOR DE LIXO” E DEBATE

Coordenador: Cia Lúdica - Márcya Harco

Espetáculo: 22/8 – domingo - 16h às 17h

Público: interessados em geral

Faixa Etária: crianças

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 50


DOMINGO, 22 de Agosto as 19h:

MESA REDONDA - Com a participação de colaboradores e profissionais participantes da mostra,

profissionais e pesquisadores de Mímica.

Aberta ao público em geral

Público: interessados em geral

Faixa Etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos

Vagas: 50




MAIS INFORMAÇÕES:  www.mimicas.com/iimostra.html



OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro

Horário das Inscrições: segunda a sexta-feira, 10h às 21h e sábados, das 10h às 18h

11 3222-2662

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Inscrições para participar da Virada Cultural 2011


Inscrições Artísticas




Virada cultural 2011




Estão abertas as inscrições para artistas, individuais ou grupos, participarem da Virada Cultural do próximo ano, 2011, com propostas de apresentação musicais, plásticas, teatrais, circenses e outras disciplinas.



São duas modalidades



1. Apresentações de rua  -   http://viradacultural.org/inscricao/rua

Para propostas planejadas para se apresentar fora dos palcos, em locais abertos ou cobertos.





2. Apresentações de palco -  http://viradacultural.org/inscricao/palco 

Para propostas de apresentação que sejam projetadas para palcos.



Fonte: http://www.cucadaune.blogspot.com/

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Festival de Música no Metrô


O I Festival Internacional de Músicos de Metrô, terá participação de 20 artistas, de 10 cidades diferentes do mundo, estarão espalhados pelas estações do metrô paulistano durante a semana de 08 a 12 de novembro. As cidades participantes são Barcelona, Berlim, Londres, Cidade do México, Montreal, Moscou, Nova York, Paris, São Paulo e São Petersburgo.

A proposta parece ser legal, além do prêmio se quase que simbólico( cachê de 900,00 + alimentação de 60,00)

Para participar, os músicos deverão fazer inscrição no site do festival até o dia 15/09. Poderão participar músicos maiores de 18 anos que se apresentam solo ou em formações de até três pessoas. A seleção dependerá da análise dos organizadores, que deverão observar um vídeo do artista. No Brasil, a curadoria terá entre seus participantes nomes como o de Lívio Tragtenberg - compositor experimental, saxofonista, escritor e produtor.

                          
Mais informações vá a Fonte:  http://www.redbullsounderground.com/

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

EI! Encontro de Improvisação - Coletivos

dias 4, 11, 18 e 25/8 - quartas


com: Coletivo Urubus

EI! Encontro de Improvisação - Coletivos é um projeto de improvisação interdisciplinar com participação livre. As sessões serão conduzidas por um coletivo de artistas que irão compartilhar suas ferramentas e propor dinâmicas em dança, música, circo, teatro e outras artes.

Em agosto, a proposta que o Coletivo Urubus traz é a realização de quatro performances rituais que têm como mote mítico criar diálogos humanos com os quatro elementos: fogo, água, terra e ar. A ideia é propor uma experiência sinestésica, simbólica e artística na qual artistas e público deverão percorrer uma "narrativa", ou tempo mítico, composto de plataformas que darão acesso a esses diálogos. O projeto propõe a elaboração de propostas específicas para o público e os espaços do CCSP, criando desafios que se renovam a cada encontro e possibilitando trocas e experimentações artísticas. O EI! 2010 será documentado pela curadoria interdisciplinar para o acervo e pesquisa. Nesta proposta a pontualidade dos participantes é essencial para o funcionamento do jogo cênico. (90min, livre) - quartas, das 18h às 19h30 - Entrada franca (retirada de ingressos: uma hora antes de cada sessão) - Sala Adoniran Barbosa (100 lugares)



Aula de Dança Contemporânea

Dança contemporânea


com: Anderson

Nesta oficina serão explorados os elementos primordiais que compõem uma obra coreográfica (corpo, tempo e espaço). A partir de diferentes abordagens da dança contemporânea pretende-se desenvolver a consciência corporal do aluno, sua percepção física, motora e psíquica. Por meio de explorações de movimento o aluno entrará em contato com novas possibilidades corporais e diferentes qualidades motoras. (sem limite de vagas) - público: jovens e adultos a partir de 14 anos (sem necessidade de experiência anterior) - período: de 11/8 a 29/9 - quartas, das 10h às 12h - Sala Adoniran Barbosa

sem necessidade de inscrição - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 3397 4036

Fonte: Centro Cultural São Paulo

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Marcos Abranches Na Olido!

Foto: Lenise Pinheiro


GENTE, TEM QUE IR !!!!! TEM-QUE-IR!!!!!

Vidança Cia. de Dança apresenta “D…equilíbrio”

Eu já fiz a divulgação dele quando estava em única apresentação aqui ma Mooca. Fomos assisti-lo e foi muito interessante para a vida de modo geral...




Será na Galeria Olido - Sala Vermelha


Sextas e Sábados( 6 a 07/08)  às 19:00
Dom 08/08 às 18:00


Endereço: Av. São João, 473 (Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô) - Centro. Telefone: (11) 3334-0001.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mais cursos no Ruth Cardoso

Projetos selecionados do Edital de Ocupação de Espaço serão apresentados a partir de agosto
Ambos são gratuitos.

Programação :



Curso de Fotointeratividade Digital: Olhos passam por aqui

Início dia 5 de agosto (pode atrasar)
De 16 a 29 anos. 12 vagas. Inscrições na recepção do CCJ até 1º/8. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – área de convivência. De 5 a 31. 3ª e 5ª, das 14h às 17h. Grátis



Curso de História em Quadrinhos

Início dia 15 de agosto ( pode atrasar)
+15 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail: ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br, de 15/8 a 1º/9. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – HQteca. De 3 a 24. 6ª, das 14h às 17h. Grátis.



Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Grátis

Curso de Circo


O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) ampliou as vagas para seu curso de Circo. A idade mínima pra participar é 14 anos...

Dá um ligue na programação:




- Terças, das 19h30 às 21h30: aéreos (lira, tecido e trapézio);

- Quartas, das 14h00 às 15h30: base acrobática, palhaço e jogos teatrais; das 15h30 às 17h00: acrobacia de solo;

- Sextas, das 14h00 às 15h30: malabarismo e equilibrismo; das 15h30 às 17h00: acrobacia de solo.



Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Grátis

A prefeitura oferece cursos de jardinagem!!!!

Em Sampa tem uma Escola de Jardinagem  que é municipal, e eles estão oferecendo cursos e minicursos bem legais para quem gosta de mato que nem eu! Aí eles vão trabalhar noções básicas de compostagem, monhocário, mudas, plantio em casa, horta em casa....várias coisas mega legais.

A idade mínima para participar das atividades é de 10 anos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas nos próprios parques. As vagas são limitadas. Para alguns minicursos, o participante deverá trazer um vaso pequeno.


Olha aí a programação ( eu queria fazer todos, ehehe) :


No Centro


PARQUE DA ACLIMAÇÃO

Oficina: Compostagem doméstica e minhocário

Dia 14/8, das 14h às 17h

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1.119 - Aclimação – Tel.: 3208-4042



Na Zona Oeste



PARQUE VILA DOS REMÉDIOS

Oficina: Minicurso de horta

Dias 21 e 28/8, das 8h às 12h

Endereço: Rua Carlos Alberto Vanzolini, 413 - Vila dos Remédios – Tel.: 3625-1419





Na Zona Leste



PARQUE ESPORTIVO DOS TRABALHADORES (CERET)

Oficina: Como cuidar de plantas dentro de casa

Dia 21/8, das 9h às 12h

Cultivo de ervas aromáticas em jardineiras

Dia 28/8, das 9h às 12h

Endereço: Rua Canuto de Abreu, s/nº - Vila Formosa – Tel.: 2268-0744/2076-1059



PARQUE VILA DO RODEIO



Oficina: Compostagem doméstica e minhocário

Dia 14/8, das 9h às 12h

Endereço: Rua Igarapé da Bela Aurora, 342 - Cidade Tiradentes - Tel.: 2555-4655



PARQUE PIQUERI

Oficina: Minicurso de Jardinagem

Dias 6, 13, 20 e 27/8, das 13h30 às 17h30

Endereço: Rua Tuiuti, 515 - Tatuapé - Tel.: 2097-2213





Na Zona Norte



PARQUE JACINTHO ALBERTO

Oficina: Minicurso de Jardinagem

Dias 8, 15, 22 e 29/8, das 8h às 12h

Endereço: Rua Talófitos, 16 - Pirituba – Tel.: 3994-0947



PARQUE LIONS CLUB TUCURUVI

Oficina: Minicurso de Jardinagem

Dias 1º, 8, 15 e 22/8, das 8h às 12h

Endereço: Rua Alcindo Bueno de Assis, altura do nº 500 - Tucuruvi - Tel.: 2203-5837



PARQUE TEN. BRIGADEIRO FARIA LIMA

Oficina: Minicurso de Horta

Dias 21 e 28/8, das 13h30 às 17h30

Endereço: Rua Heróis da FEB, 322 - Parque Novo Mundo - Tel.: 2207-1426



PARQUE SÃO DOMINGOS

Oficina: Minicurso de Jardinagem

Dias 8, 15, 22 e 29/8, das 13h30 às 17h30

Endereço: Rua Pedro Sernagiotti, 125 - Parque São Domingos - Tel.: 3831-7083





Na Zona Sul



PARQUE LINA E PAULO RAIA

Oficina: Minicurso de Jardinagem

Dias 29/8, 12, 19 e 26/9, das 8h às 12h

Oficina – Como cuidar de plantas dentro de casa

Dia 21/8, das 14h às 17h

Oficina – Cultivo de ervas aromáticas em jardineiras

Dia 28/8, das 14h às 17h

Endereço: Rua Volkswagen s/nº - Jabaquara - Tel.: 5017-6522



PARQUE SHANGRILÁ

Oficina – Compostagem doméstica e minhocário

Dia 29/8, das 14h às 17h

Endereço: Rua Irmã Maria Lourença, 250 - Jd. Shangrilá/Grajaú - Tel.: 5933-3015


Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=39394

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Doar Sangue!

Gente, estou pesquisando o que é necessário para doar sangue!
Requisitos para doar sangue:


- ter mais de 18 e menos de 60 anos;
- peso deve ser superior a 50 kg;
Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade;
Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
Se você não sofre de Epilepsia;
Se você não tem ou teve Sífilis;
Se você não é diabético;
Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano);
Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como:
* não usar preservativos em relações sexuais
* Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses
* usar drogas injetáveis

Antes da doação você vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação.

fonte: Banco de Sangue Paulista




Postos de Coleta do Estado:


Bairro                 Unidade                      Endereço                        CEP                   Telefone


Mandaqui Posto Mandaqui - Fundação Pró-Sangue Rua Voluntários da Pátria, 4227 Mandaqui 02401-400 (11) 0800-55-0300

Paraíso Banco de Sangue da Beneficência Portuguesa Rua Martiniano de Carvalho, 1009 Paraíso 01323-001 (11) 289-7125

Cerqueira César Banco de Sangue do Hospital 9 de Julho Rua Peixoto Gomide, 625, 7o andar Cerqueira César 01409-000 (11) 3285-2922

Morumbi Banco de Sangue do Hospital Albert Einstein Av. Albert Einstein, 627/701 Morumbi 05651-901 (11) 3747-0444

Paraíso Banco de Sangue do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Rua João Julião, 331 – S/ 01 Paraíso 01323-020 (11) 287-7253

/287-7372

Santo Amaro Banco de Sangue do Hospital Alvorada - Santo Amaro Rua Barão do Rio Branco, 555 Santo Amaro 04753-001 (11) 5686-0269

Liberdade Banco de Sangue do Hospital Bandeirantes Rua Galvão Bueno, 257 e 858 Liberdade 01506-000 (11) 3399-4375

Liberdade Banco de Sangue do Hospital do Câncer A C Camargo Rua Prof. Antonio Prudente, 211 Liberdade 01509-010 (11) 2189-5000

Paraíso Banco de Sangue do Hospital do Coração Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 123 Paraíso 04004-030 (11) 3053-6611

Vila Clementino Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual Rua Pedro de Toledo, 1800 Vila Clementino 04029-000 (11) 5088-8000

Campo Belo Banco de Sangue do Hospital Evaldo Foz Av. Vereador José Diniz, 3505 Campo Belo 04603-003 (11) 6844-3874

Bela Vista Banco de Sangue do Hospital IGESP Rua Dr. Seng, 320 Bela Vista 01331-020 (11) 3147-6330

Bela Vista Banco de Sangue do Hospital Paulistano Rua Martiniano de Carvalho, 741, 1o andar Bela Vista 01321-001 (11) 3285-0108

Penha Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Penha Rua Arnaldo Valarde Portilho, 90 Penha 03632-030 (11) 6190-5000

Vila Clementino Banco de Sangue do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos Rua Borges Lagoa, 1450 Vila Clementino 04038-905 (11) 5080-4435

Higienópolis Banco de Sangue do Hospital Samaritano Rua Conselheiro Brotero, 1486, 4o andar Higienópolis 01232-910 (11) 3821-5853

Cerqueira César Banco de Sangue do Hospital Santa Catarina Avenida Paulista, 200 - 1º andar Cerqueira César 01310-010 (11) 3016-4111

Itaquera Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina Rua Santa Marcelina, 177 Itaquera 08270-070 (11) 6170-6000

Itaim Paulista Banco de Sangue do Hospital Santa Marcelina do Itaim Av. Marechal Tito , 6035 Itaim Paulista 08115-100 (11) 6563-6300

Vila Olímpia Banco de Sangue do Hospital Santa Paula Av Santo Amaro, 2468 Vila Olímpia 04556-100 (11) 3846-7746

Alto da Mooca Banco de Sangue do Hospital São Cristóvão Rua Terenas, 161 Alto da Moca 03128-010 (11) 6128-1444

Vila Clementino Hemocentro Unifesp/ Hospital São Paulo Rua Botucatu, 620 Vila Clementino 04024-002 (11) 5539-7289

Cerqueira César Banco de Sangue do Hospital Sírio Libanês Rua Dona Adma Jafet, 91, 3o sub solo Cerqueira César 01308-050 (11) 31550350

Tatuapé Colsan - Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio Av. Celso Garcia, 4815 Tatuapé 03063-000 (11) 2942-8094/

2091-7000

Santo Amaro Banco de Sangue Paulista Rua Iguatinga, 396 Santo Amaro 04744-040 (11) 5681-6222

Jardim América Centro de Hematologia de São Paulo Av.Brigadeiro Luis Antonio,2533 Jardim América 1401000 (11) 33726611

Vila Buarque Hemocentro da Santa Casa de São Paulo Rua Marquês de Itu, 579 Vila Buarque 01223-001 (11) 2176-7258

Cerqueira César Posto Clínicas - Fundação Pró-Sangue Rua Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 - 1º andar PAMB Cerqueira César 05403-000 (11) 0800-55-0300

Vila Mariana Posto de Coleta do Banco de Sangue Paulista - Rua Prof. Tranquilli Rua Professor Tranquilli, 99 Vila Mariana 04126-010 (11) 5571-8986

Parque Novo Mundo Posto de Coleta do Hosp. Mun.Ver. José Storopolli Rua Soldado Clovis Rosa da Silva n° 216 Pq. Novo Mundo 02181-160 (11 )6636-8253

Bela Vista Posto de Coleta do Hospital Pérola Byington Av. Brigadeiro Luís Antonio, 683 Bela Vista 01317-000 (11) 3248-8111

Cambuci Posto de Coleta e Transfusão do Hospital Cruz Azul Av. Lins de Vasconcelos, 356 Cambuci 01538-000 (11) 3348-4109

Ermelino Matarazzo Colsan - Hospital Municipal Dr. Alípio Correa Neto Alameda Rodrigo de Brum, 1989 Ermelino Matarazzo 03807-230 (11) 2545-4652

Jaçanã Posto de Coleta e Transfusão do Hospital São Luiz Gonzaga Rua Michel Ouchana, 94 Jaçanã 02276-140 (11) 3466-1000

Ipiranga Colsan - Hospital Ipiranga Av. Nazaré, 28 - subsolo Ipiranga 04263-200 (11) 2061-2229

Ibirapuera Posto Dante Pazzanese - Fundação Pró-Sangue Rua Dante Pazzanese, 500 Ibirapuera 04012-180 (11) 0800-55-0300

Vila Santa Catarina Unidade de Coleta e transfusão do Hospital e Maternidade Santa Marina Av Santa Catarina, 2785 Vila Santa Catarina 04378-500 (11) 5678-4638

Santo Amaro Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital Regional Sul Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, 270 - 2º andar Santo Amaro 04744-000 (11) 5548-4641

Aclimação Colsan - Hospital Servidor Público Municipal Rua Castro Alves, 60 - 4º andar Aclimação 01532-900 (11) 3277-5303

São Miguel Paulista Colsan - Hospital Municipal Tide Setúbal Rua Dr. José Guilherme Eiras, 123 São Miguel Paulista 08010-220 (11) 2297-0022

Campo Limpo Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro P. da Rocha Estrada de Itapecerica, 1661 Campo Limpo 05835-005 (11) 5812-1379





Estou vendo de ir....alguém me acompanha? auahuah