sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cursos Gratuítos na Vila Prudente

Confira os cursos e horários disponíveis:


Segundas-feiras: Espanhol Básico, das 14h30 às 16h

Terças-feiras: Yoga, das 9h30 às10h30, Violão, das 14h às 15h e das 15h às 16h, e Dança de Salão, das 20h às 21h.

Quartas-feiras: Teatro, das 19h às 21h, e Dança de Salão, das 20h às 21h

Quintas-Feiras: Yoga, das 8h30 às 9h30, e Origami, das 14h às 16h

Sextas-feiras: Yoga, das 8h às 9h



Para fazer sua inscrição compareça pessoalmente à Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba (Av. do Oratório, 172) entre as 8h e as 18h, de segunda a sexta, e fale com Elias ou Alessandra, ou envie um e-mail para vpcultura@prefeitura.sp.gov.br  , contendo seu nome completo, endereço com CEP, telefone e e-mail de contato, o curso que pretende fazer e qual turma, no caso de Yoga.

Programa para sexta á noite!!!

Sexta feira - 30/07/10


Início às 22h00

Michel Faria Trio - Blues

O blues sem sotaque!



Aos 29 anos, o músico, cantor e instrumentista Michel Faria é uma surpresa emocionante. Uma surpresa na levada do melhor blues de que se tem notícia.



Formado em violão em 2005, na liderança do grupo (Michel Faria Trio), vem muito bem acompanhado de Bira de Castro (contrabaixo) e Tavinho (bateria). O show, Cronologia Blues, rende homenagem àqueles que legaram a Michel Faria o estilo já tão bem talhado para alguém tão moço. Nas releituras que vão do blues tradicional, executando versões de Robert Johnson, com marca própria, Michel utiliza um violão Lap Steel (violão de colo). Mas viaja o mais folk de Jonny Cash e Bob Dylan, até chegar à guitarra elétrica nos temas instrumentais de blues/jazz e versões de Muddy Water, B.B King, Eric Clapton, Creedence, entre outros artistas igualmente influenciados pelo mais genuíno blues.

Oficinas de Cinema

Mais informações: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/robertosantos/index.php?p=5274


OFICINA DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

Com Thais Fujinaga

A partir de 17 anos.

A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual contemporânea e proporciona conhecimentos e experiências próprias ao aluno no desenvolvimento de argumentos e roteiros para obras narrativas de ficção em cinema. A oficina tem carga horária total de 48 horas, que serão distribuídas em 14 aulas. Até a 8º aula será passado todo o conteúdo teórico e exercícios necessários para que os participantes desenvolvam, como trabalho final, um projeto de curta-metragem de ficção que será analisado nos últimos 6 encontros. 20 vagas.

Início dia 12 de agosto, 5ª feiras, das 18h30 às 22h



Como participar:



A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição e carta de intenções. Não será requisitada experiência anterior.

Inscrições na biblioteca, pessoalmente, do dia 19 de julho ao dia 9 de agosto, de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h





OFICINA DE INICIAÇÃO À LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E EXPRESSÃO POR MEIO AUDIOVISUAL

Com Roney Freitas e Thais Fujinaga

De 11 a 16 anos.

Apresentação e discussão de conceitos ligados à linguagem audiovisual. Para colocar os conceitos em prática, serão feitos roteiros, improvisação de cenas e gravações. Ao final, os curtas realizados serão exibidos na Sala Roberto Santos. O programa é composto por 12 aulas de três horas cada. 25 vagas.

Início dia 9 de setembro, 5ª feiras, das 14h às 17h



Como participar:



A avaliação será baseada no preenchimento de ficha de inscrição, com descrição de hábitos culturais e carta de intenções. O objetivo da ficha é compor turmas homogêneas entre as faixas etárias dos alunos, para uma melhor integração entre os adolescentes.

Inscrições de 19 de julho até 31 de agosto, pessoalmente, de 2ª a 6 feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h





OFICINA DE CINEMA DOCUMENTÁRIO

Com Roney Freitas.

A partir de 18 anos.

A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual contemporânea e faz uma introdução às questões que permeiam o campo de estudos e a prática do cinema documental, incluindo percurso histórico e modos de representação no documentário. Apresenta especificidades em relação ao cinema documental e ao cinema de ficção narrativo (o embate com o “real”), além de introduzir a análise e a interpretação de filmes documentais. 25 vagas.

Início dia 18 de setembro, sábados, das 10h30 às 14h30



Como participar:



A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição e carta de intenções. Não será requisitada experiência anterior.

Inscrições de 19 de julho até 31 de agosto, pessoalmente, de 2ª a 6 feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Comentários sobre o Festival de Música Experimental


Estava lá no dia 28 de julho. Para mim começou sendo um mistério, não fazia idéia do que veria, nem sabia que tipo de música que encontraria. Quando começou eu parei pra pensar: Realmente, quais tipos de questionamento devem estar rolando na música hoje? O que se está investigando ou rompendo? Inovando ou estruturando?
Me questionei até o que estava pré-estabelecido para aquilo que eu estava vendo, eu que não estava a par do acordo ali estabelecido por aquela arte. Qual seria esse acordo, o que seria considerado bom ou ruim ali? Me diverti estando sem chão nenhum, mas logo lembrei que isso tudo não era importante.

Vou comentar sobre o "Duo" -  " NOTYESUS "

Sensações
Uau, entrei numa hipnose levado por uma sequência de ruídos desconhecidos pelos meus ouvidos, estava também uma iluminação amarela e um pisca de luz que quebravam com o estado de "naturalidade" das coisas remetendo a outras possibilidades.  Pra começar me deu uma calor que eu não sabia da onde vinha, meus olhos se abriam mais do que o constante, meu corpo começou a pulsar. Então, o som foi ficando cada vez mais veloz e senti que meu corpo estava saindo do chão, ficando suspenso no ar, quando a velocidade do som e a altura dele tomaram uma proporção impossível e eu achei que não iria aguentar. Era difícil porque passava por um portal que me levava a outra dimensão, a dimensão da velocidade do som ou da luz. A velocidade de tudo a minha volta se modificou, entrando em câmera lenta por tempo indeterminado, de repente me bateu um Piiiiiiiiiiii e tudo acelerou, acelerou, acelerou como se eu estivesse dopada por algum solvente inalante. Coloquei a mão na orelha esquerda para conferir se ela ainda estava lá e ouvi um som que jamais antes. A intensidade se manteve acampanhada de desespero em alguns momentos , por saber que as moléculas de meu corpo estavam de modificando para que eu entrasse em outra realidade.
Quando acordei estava boqueaberta e conhecia muita mais do que quando cheguei !

Com isso, eu vivo agora!

Comentários sobre a Mostra de Performance "Verbo"

No dia 27 de julho fui assistir a Mostra de Performance 'Verbo'. Há tempos venho refletindo sobre como se
daria a participação da palavra na performance dado que a palavra é em sua epistemologia uma representação. A palavra mesa é uma re(- a)presentação da mesa, não sendo o objeto em si.
Segundo Kaprow, a representação vem sendo uma questão da performance no sentido de quebrar com uma idéia de arte desvinculada da realidade, isto é, diminuição considerável de construção de personagem em contrapartida ao estado do performance em cena ser a própria pessoa que está na ação, ou até mesmo não ficar atribuindo siginificados e mais significados na construção da ação ou assim apresentá-la para o público tendenciando para um significado pré-estabelecido.
Como seria então para essa concepção de arte utilizar-se de um aspecto humano em origem representativo, como a palavra?
Fui a Mostra com essa questão na cabeça, mas não buscando solução, e sim curiosa .
Inclusive venho inquieta e insatisfeita com tudo que venho vendo na arte, parece que tudo me cansa, tudo já está muito batido, enjoei de tudo!!! Então, estou buscando sensações transmitidas por novos meios e investigando esses novos meios também, buscando novas formas de fazer que façam sentido à contemporaneidade da qual que também faço parte.
Me mantive atenta as minhas sensações.
Em apenas uma performance tive a sensação de Envolvimento- Era um jogo de caça-palavras que estava desenhado nas costas do performer enquanto ele jogava caça-palavras. Tinhamos como objetivo marcar as palavras que estavam num papel ao lado. Por alguns segundo, me senti compelida a participar, me senti contente ao encontrar a palavra CACHORRO.
Fora esse momento, tive a impressão como um todo que estava em um Museu observando molduras. Museu pelo sentido contemplativo de imagens. Molduras de quadros porque apenas delimitam um espaço de Arte, mas não a elas pertence o conteúdo atístico. Pensei que tudo o que eu assisti dariam belas fotos, mas a mim, enquanto presença ao vivo, não apresentavam sensações ou novidades, e muitas vezes caminhos batidos foram utilizados. Percebi que tinham muitas fotos de performance anteriores, realmente estando bastante presente as origens encontradas nas Artes Visuais, ainda hoje, sendo talvez esse seu forte( pelo menos nessa Mostra)?

Continuar Caminhando...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mais sobre "Verbo"

Ontem eu postei sobre a Mostra de Performance que vai rolar na cidade essa semana. Fui até o Centro Cultural, que estava fechado. Pois é, o CCSP fecha de segunda, eu me lembrei. Então fui atrás da programação de novo. Vou especifica- la:


As Performances do dia 27, 28, 29 e 30, serão na Galeria Vermelho e no  CCSP acontecem palestras, oficinas....


A Programação esta aqui: http://www.galeriavermelho.com.br/v2/pdfs/verbo2010_programacao.pdf

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ACHADO


Descobri que terá uma apresentação gratuita na Sala São Paulo!!!
Olha só o achado, heim....pois é, mas ele chega a ser ridículo...porque só estarão disponíveis 4 ingressos, que serão distribuídos uma semana antes.....isto é, se o evento é no Domingo, tem que ir atrás desses ingressos na Segunda-feira.

O milagre será dia 29 de AGOSTO domingo 11h00


CORAL DA GENTE

SILMARA DREZZA regente

REGINA KINJO regente

GISELE CRUZ regente

OTÁVIO PIOLA piano

CLÁUDIA CRUZ piano

ADRIANO CONTO piano

MARIA CECÍLIA DE OLIVEIRA preparadora vocal

Ivan LINS e Vitor MARTINS


Mais informações lá site deles:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:aWTnazt1DJcJ:www.salasaopaulo.art.br/temporadaIngressos/outros_eventos/concertos_matinais/default.aspx+arte+gratuita+S%C3%A3o+Paulo&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Experimental



" Verbo" - Mostra de Performance Arte


Entre 26 a 31 de julho, acontece a 6° edição da mostra de performances arte “Verbo”. Desta vez, o festival tem como tema principal a palavra e suas derivações. Vem artistas tanto brasileiros como estrangeiros, será bom para vermos, quem sabe, coisa nova !?
Bom, vou colar lá!

 de 26 (Seg) a 30/07 (Sex) - das 20:00 às 22:00

Sáb 31/07 - das 16:00 às 22:00

Onde: Galeria Vermelho-  R. Minas Gerais, 350. Telefone: (11) 3138 1520

e

CCSP-  Rua Vergueiro, 1000. Tel: (11) 3383 3402




Festival de Múscia Experimental



Dias 27 e 28 de julho, às 20h, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) vai rolar um festival  de música que vem buscando desenvolver novas linguagens na área. Este é o 2° Festival Ibrasotope de Música Experimental.

Pra ter acesso a programação: http://www.ibrasotope.com.br/festival/festival/programacao.html


Gente, to vendo aqui que vão rolar oficinas também...



de 27 (Ter) a 28/07 (Qua) - às 20:00

No Centro Cultura São Paulo

Tem que buscar ingresso uma hora antes.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Concurso de Fotografia


Achei um concurso de fotografia bem legal...

O concurso é aberto a fotógrafos amadores e profissionais, com mais de 16 anos. Neste ano há também a categoria “biodiversidade”, na qual será analisada a capacidade do fotógrafo de captar a interação entre a fauna e a flora presentes na cidade.

As inscrições se encerram em 6 de agosto e devem ser enviadas por Correios. As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente e cada participante pode enviar no máximo três imagens. Após seleção, os cinco primeiros (três fotos no Concurso de Árvores e duas na categoria biodiversidade) serão premiados com bolsas de estudos, câmeras, assinaturas de revistas e livros.

Para mais informações, acesse:  http://migre.me/X0tw

um Festival de Performance Art


VIII Festival de Apartamento


(São Carlos)

Performance Art

Os Apartment Festivals foram criados pelos neoistas nos anos 80 como uma forma de realizar eventos internacionais de Performance Art nas moradias dos próprios artistas, deixando de recorrer ao apoio de órgãos oficiais. Basicamente, para realizar um Festival basta um local, uma intenção e artistas interessados em apresentar e/ou assistir a performances.

Num processo de apropriação dessa prática, desde 2007 uma série de eventos performáticos tem sido organizada por uma equipe interessada em adaptar os Festivais de Apartamento de acordo com as necessidades de artistas ansiosos por espaços livres para apresentação de performances e intercâmbio de experiências: um misto de mostra e festa que se manifesta cada vez que surge uma casa para abriga-la.

A oitava edição do evento acontecerá em São Carlos/SP, na sede do Instituto Cultural Janela Aberta, no
 dia 21 de Agosto de 2010.

Os performers interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição (caso esteja indisponível, tente novamente em alguns minutos) e enviá-la, junto a uma imagem de divulgação, para a organização do evento através do e-mail:

festivaldeapartamento@gmail.com

Maiores detalhes e histórico dos eventos já realizados:

http://festivaldeapartamento.blogspot.com/

Anfitrião:

Instituto Cultural Janela Aberta


Organização
Thaíse Nardim
Ludmila Castanheira
Rodrigo Emanoel Fernandes
Alexandre Sanches

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Festivais de Teatro

Festival de Teatro de Curitiba Anual
Período: março
Rua Desembargador Ermelino de Leão, 483 - São Francisco
Curitiba - PR Cep 80410-230
Tel.: (41) 322-2414
Fax: (41) 232-9329
E-mail: contato@festivaldeteatro.com.br
Web site: www.festivaldeteatro.com.br

Porto Alegre em Cena
Anual
Período: setembro
Categorias: teatro adulto profissional (palco e rua)
Av. Presidente João Goulart, 551 - Centro
Porto Alegre - RS Cep 90010-120
Tel.: (51) 212 5979 ramal 237
Fax: ramal 230
Web site: www.portoalegre.rs.gov.br/cultura

Festival Recife do Teatro Nacional
Anual
Período: novembro
Cais do Apolo, 925 - 15º andar - Recife Antigo
Recife - PE Cep 50030-230
Tel.: (81) 425 8046


Festival Internacional de Artes Cênicas
Bienal
Próximo: 2001
Período: outubro
Teatro Ruth Escobar
Tel.: (11) 263 6575 / 263 7717 / 287-4385
Fax: (11) 287 6418
E-mail: fiac@fiac.com.br


Festival Internacional de Londrina
Período: abril/maio/junho (três fases)
Categorias: teatro adulto, inclui teatro de rua
Rua Senador Souza Naves, 182, sala 402 - Londrina - Paraná - Brasil
CEP: 86010-160 - Londrina - PR
Tels.: +55 (43) 33442238 / 33249202
E-mail: filo@filo.art.br
Web site: www.filo.art.br


Festival de Inverno de Campina Grande
Anual
Período: julho
Categorias: adulto, infantil, teatro de rua e espetáculos de dança
Teatro Municipal Severino Cabral
Floriano Peixoto, s/nº - Centro
Campina Grande - PB Cep 58100-000
Tel.: (83) 341 1486



Festival Internacional de Teatro (FIT)
Bienal
Próximo: 2002
Período: agosto
Av. Afonso Pena, s/nº
Belo Horizonte - MG
Telefax: (31) 277 4366 / 277 4203
E-mail: fitbh@pbh.gov.br



Festival Nac. de Teatro Amador de São J. do Rio Preto
Anual
Período: julho
Competitivo
Casa da Cultura
Praça Cacilda Becker, s/nº
Av. Faria Lima, 5.381
São José do Rio Preto - SP Cep 15090-000
Tels.: (17) 227 2560 / 226 3366


Festival Nacional de Arte - FENARTE
Anual
Período: abril
Categorias: teatro adulto, teatro infantil e de rua
Av. Presidente Kennedy s/nº - Bairro Tambauzinho
João Pessoa - PB Cep 58042-180
Tel.: (83) 224 9352
Fax: (83) 225 1082


Festival de Inverno de Minas Gerais
Anual
Período: julho
Categorias: adulto e teatro de rua
Av. Antonio Carlos, 6.627 / Sala 6.003 - Pampulha
Belo Horizonte - MG Cep 31270-010
Tel.: (31) 499 4063 / 499-4064
Fax: (31) 499 4066
E-mail: proex@reitoria.ufmg.br


Festival Universitário de Teatro de Blumenau
Anual
Período: julho
Forma de participação: O festival seleciona todos os anos 14 grupos divididos nas categorias Mostra Competitiva e Mostra Paschoal Carlos Magno.
Na Mostra Competitiva inscrevem-se os grupos vinculados a universidades brasileiras, sejam de extensão ou diretamente ligados aos cursos de teatro, concorrendo a troféus de Melhor Espetáculo, Direção, Ator, Atriz, Conjunto de Atores, Iluminação, Cenário, Figurino e Concepção Sonora.
A escolha dos vencedores é feita por um júri composto de profissionais da área convidados.
Na Paschoal Carlos Magno inscrevem-se grupos independentes de todo o Brasil, América Latina e países de língua portuguesa, concorrendo ao prêmio Destaque da Mostra eleito por júri popular através de votação eletrônica.
Cx. Postal 1.507 - Cep: 89010-971 - Blumenau - SC
Tels.: (47) 321 0321 / 321 0210 / 321 0322 / 326 8288 ramal 153
Fax: (47) 322-8818
Web site: www.furb.rct-sc.br
E-mail: dpc@furb.rct-sc.br


Festival Nacional de Teatro Amador de Ponta Grossa
Anual
Período: outubro
Categoria: teatro adulto, infantil e de rua
Competitivo
Praça Santos Andrade s/nº
Ponta Grossa - PR
Tels.: (42) 225 2121 / 225 2212 / 223 7475
Fax: (42) 224-0994


Festival Nordestino de Guaramiranga
Anual
Categorias: adulto, infantil e teatro de rua
Participação: somente grupos do Nordeste
Telefax: (85) 252 2324
Theatro José de Alencar
Praça José de Alencar, s/nº - Centro
Fortaleza - CE Cep 60033-976
E-mail: bcenicas@secult.ce.gov.br


Festival Nacional de Teatro de Anápolis
Anual
Categorias: teatro adulto e infantil
Período: agosto
Competitivo
Av. Brasil, 2.000 - Centro
Anápolis - GO Cep 75075-210
Tels.: (62) 311 1851 e 311 1466


Festival de Teatro de Resende
Anual
Período: agosto
Praça do Centenário, 72 - Casa 1 - Centro
Resende - RJ Cep 27511-130
Tels.: (34) 354 5896 / 354 7462


Festival Nacional de Teatro de São Mateus - FENATE
Anual
Período: agosto
Sítio Histórico de São Mateus, s/nº
São Mateus - ES Cep 29930-000
Tel.: (27) 763 1366 ramal 29
Fax: (27) 763 2812


Festival de Teatro Isnard Azevedo
Anual
Período: novembro
Categorias: teatro adulto, infantil e de rua
Período: novembro
Rua Felipe Schmidt, 881 - Centro
Florianópolis - SC Cep 80010-002
Tels.: (48) 251 6188 / 251 6120 / 224 0332 / 251 6187
E-mail:  fcascaes@scnet.com.br


Festival de Teatro de Bonecos de Canela
Internacional
Anual
Período: junho
Categorias: teatro adulto, infantil e de rua
Fundação Cultural de Canela
Largo da Fama, 227 - Centro
Canela - RS Cep 95680-000
Tel.: (54) 282 3011 / 282 4066 / 282 1188
Web site: www.canela.rs.gov.br/bonecos.htm


 Festival de Teatro de Canela
Anual
Período: outubro
Largo da Fama, 227 - Centro
Canela - RS Cep 95680-000
Tels.: (54) 282 3011 / 282 4066 / 282 1188


Fest. Internac. Telemig Celular de Teatro de Bonecos
Anual
Período: maio
Rua Piuím, 478/102 - Carmo
Belo Horizonte - MG Cep 30310-080
Tel.: (55) 31 221 8847


Festival Nacional de Teatro Infantil
Anual
Período: agosto
Rua XV de Novembro, 161 - Centro - Caixa Postal 425
Blumenau - SC Cep 89010-001
Tels: (47) 326 6873 / 326 6872
Fax: (47) 326 6874
E-mail: funpres@zaz.com.br


Festival de Artes de Areias
Anual
Período: maio
Praça João Pessoa, s/nº
Areias - PB Cep 58397-000
Tel.: (83) 241 1941


 O Riso da Terra - Mostra Internacional
Período: dezembro
Ladeira dos Tabajaras, 196 - Conjunto 802 - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ Cep 22031-110
Tel.: (21) 548 1804
E-mail: mais@painet.com.br


Festival de Inverno de Garanhuns
Período: julho
Rua da Aurora, 457 - Boa Vista
Recife - PE Cep 50040-090
Tels.: (81) 423 1555 (PABX) - 423 2728 (direto)


Festival Nacional de Teatro do Cabo
Anual
Período: julho a agosto
Rua Vereador Severino Bezerra Marques, s/nº - Centro
Cabo de Santo Agostinho - PE Cep 54500-000
Tel.: (81) 521 6747


Concurso de Monólogos Atriz Ana Maria Rego
Anual
Período: junho
Rua Eliseu Martins, 1.426 - Centro - Praça João Luís Ferreira
Teresina - PI
Tels.: (86) 221 3646 ou 221 3959
Fax: (86) 221 9877


Mostra Brasileira de Teatro de Grupo
Anual
Período: junho
Rua Eliseu Martins, 1.426 - Centro - Praça João Luís Ferreira
Teresina - PI
Tels.: (86) 221 3646 ou 221 3959
Fax: (86) 221 9877



Festival Nacional de Presidente Prudente (SP) - FENTEPP
Anual
Rua José Bongiovani, 700
Presidente Prudente - SP Cep 19050-900
Tel.: (18) 229 1063


Inverno Cultural de São João Del Rei
Anual
Período: julho
Largo do Carmo, 17
São João Del Rei - MG Cep 36300-000
Tel.: (32) 379 2501


Encontro Mundial de Artes Cênicas - ECUM
Anual
Período: setembro
Categorias: infantil, adulto e teatro de rua
Rua Treze de Maio, 240 - Bela Vista
São Paulo - SP Cep 01327-000
Tel.: (11) 258 5361
Fax: (11) 258 7457
Web site: cooperativadeteatro.com.br
E-mail: cooperatro1@uol.com.br


Festival Espetacular de Teatro de Bonecos
Anual
Período: julho
Praça Santos Andrade, s/nº - Centro
Curitiba - PR Cep 80060-000
Tels.: (41) 322 2628 ramal 240 / 321 4792 (Secretaria de Estado)
Home page: www.mmorom.com.br


Festival Nacional de Artes Cênicas de Americana
Anual
Período: agosto
Categoria: teatro adulto e infantil
Av. Brasil, 222 - Bairro Girassol
Americana - SP Cep 13465-000
Coordenação: Osvaldo Beraldo
E-mail: cultura@americana.sp.gov.br
Tel.: (19) 3461-0937 / 3461-6287
Fax: (19) 3406-5544


Mostra do Cariri-SESC
Anual
Período: novembro
Categoria: teatro adulto
Rua André Cartaxo, 443 - Centro
Crato - CE Cep 63100-000
Tel.: (88) 523 4444


Festival de Teatro de Pindamonhangaba - FESTE
Anual
Período: outubro
Categoria: teatro adulto e infantil
Rua Deputado Claro César, 33
Pindamonhangaba - SP Cep 12400-000
Telefax: (12) 243 2200 ramal 194
Fax: (12) 242 3033


FIT 2000 (antigo FESTIVALE - Festival do Vale)
Bienal
Período: setembro
Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Engenheiro Sebastião Gualberto, 545 - Vila Maria
São José dos Campos - SP Cep 12209-320
Tels.: (12) 324 7348 e 324 7347 / 324 7376 / 321 7315
Fax: (12) 341 8577 (Depto. de Projetos)


Mostra SESC de Teatro
Anual
Período: fevereiro
Rua Barão de Alagoas, 229 - Centro
Maceió - AL Cep 57020-210
Tel.: (82) 326 3133
Fax: (82) 221 3136


Mostra Nacional de Teatro - MOSTRARÁ
Anual
Período: junho
Estrada de Acesso à BR 262 - Km 0 - Santa Rita
Araxá - MG Cep 38180-000
Tel.: (34) 662 4194 Fax: (34) 662 3038
E-mail: acunha@fieming.com.br
Web site: http://www.sesisenai-araxa.com.br/


Festival de Arte de São Cristóvão
Anual
Período: outubro
Categoria: teatro adulto
Pró-Reitoria de Extensão Universitária
Cidade Universitária s/nº
Aracaju - SE Cep 49000-010
Tel.: (79) 261 1447

Festival Nacional de Monólogos
Anual
Período: agosto
Categoria: teatro adulto (grupos amadores)
Av. Champagnat, 1.808 - Centro
Franca - SP Cep 14400-320
Ou Caixa Postal 281 Cep 14400-970
Franca - SP
Tel.: (16) 722 7409


Festival de Teatro Lusófono
Anual
Período: novembro
Categorias: teatro infantil, adulto e de rua
Centro Cultural Clube dos Diários
Praça Pedro II, s/nº - Centro
Teresina - PI Cep 64030-150
Telefax: (86) 221 4657

XVII Festival de Teatro do Rio (Rio de Janeiro/RJ)

Inscrições: Prorrogadas até o dia 25 de julho de 2010
Período de realização do festival: 14 a 23 de setembro de 2010
Informações: (21) 2567-4513 / 2574-8880 / mcva@uva.br

8º FESQ - Festival de Esquetes de Cabo Frio (RJ)
Inscrições: Até o dia 30 de julho de 2010
Período de realização do festival: 24 a 28 de agosto de 2010
Informações: festivaldeesquetesdecabofrio@hotmail.com


3º FENATIFS - Festival Nacional de Teatro Infantil na Bahia (Feira de Santana/BA)
Inscrições: Até o dia 31 de julho de 2010
Período de realização do festival: 04 a 12 de outubro de 2010
Informações: info@ciacucadeteatro.com.br


X FETO – Festival Estudantil de Teatro (Belo Horizonte/MG)
Inscrições: Até 16 de agosto de 2010
Período de realização do festival: 15 de outubro a 31 de outubro de 2010
Informações: (31) 2555-8575 / fetobh@fetobh.art.br


LUPA (Luz, Palco, Ação) – Festival de Teatro Amador (São José do Rio Preto/SP)
Inscrições: De 01 de agosto a 15 de setembro de 2010
Período de realização do festival: 22 a 26 de novembro de 2010
Informações: contatolupa@hotmail.com / (17) 8121-0240 / http://www.festivallupa.blogspot.com/



Retirei essas informações do sites:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:6sJ1aAtr0XUJ:teatrochik.terra.com.br/guia/festivais.asp+festival+de+teatro&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Vd2kpg4S8psJ:www.ciasonhar.org.br/index_arquivos/festivais.htm+festivais+de+teatro+2010+inscri%C3%A7%C3%B5es+abertas&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Concurso de Arte pra Terceira Idade ( olha aí Vó!!! )

Esse concurso é pra pessoas com 60 anos ou mais e as categorias são:

 Artes Plásticas, Fotografia, Literatura e Música Vocal

Período de inscrição: De 15 de junho a 30 de setembro de 2010

A inscrição pode ser feita de três forma:
 Pelo site www.talentosdamaturidade.com.br;

 Nas agências do Banco Real e do Santander espalhadas pelo Brasil; e

 Via Correios, pela Caixa Postal 1584 - São Caetano do Sul - SP - CEP 09571-970.

A inscrição é gratuita

SHOW DO LENINE

Um Pernambucano na Zona Leste

Dia: 25 de julho

Praça de Eventos do Shopping Anália Franco


Horário: 12h30

Preço: Entrada Franca (colaboração sugerida: 1 Kg de alimento não perecível)

Shopping Anália Franco - Av. Regente Feijó, 1739 - Tatuapé

Informações: (11) 4003-4133

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ACERVO ESPECIAL NA ZONA LESTE

ACERVO ESPECIAL

- Laboratório de Línguas
Cassiano Ricardo

Av. Celso Garcia, 4200 Tatuapé
Telefone: 2092-4570 ou 2092-9952

CURSO GRATUITO DE LINGUAS (sem monitoria)

Idiomas:
Alemão, Àrabe, Chinês, Croata, Espanhol, Frances, Grego, Hebraico,Holandês, Inglês Americano, Inglês Britânico, Italiano, Japonês, Norueguês, Polonês, Português para Estrangerios, Russo, Servo-Croata e Sueco ..... gosto???

Só podem optar por um curso e uma turma de cada vez (aberta excessões), as inscrições devem ser feitas SOMENTE pessoalmente, na semana até às 16:30 e no sábado até ás 15:30. O aluno só poderá ter 2 faltas por mês, o aluno não poderá repor faltas, o aluno não poderá frequentar aulas em horário que não está matriculado e mais um monte de burocracias....

Horários:
(não é confirmado que esses são os horários de aula)

Segunda- 8:30, 10, 11:30, 13, 14:30
Terça e Quinta- 8:20, 9:10, 10, 10:50, 11:40, 12:30, 13:20, 14:10 e 15h
Quarta e Sexta-idem
Sábado-8:30, 10, 11:30, 13 e 14:30


- Biblioteca especializada em Música

A Biblioteca Cassiano Ricardo, a mesma acima, também possui uma infinidades de conteúdos sobre música incluindo gravações e é tida como referência no município.



- Biblioteca especializada em Contos de Fadas

Biblioteca Hans Cristian Andresen

Av. Celso Garcia, 4142 Tatuapé
Telefone: 2295-3447




Só Mais uma Coisinha......
Para baixar livros infântis...
ACERVO HISTÒRICO DO LIVRO ESCOLAR

http://www.acervohistoricodolivroescolar.blogspot.com/

Tem Biblioteca na Mooca!!!! Pois é.... e a Cultura pra Comunidade...

Bibliotecas na Mooca??? Você sabia???
A questão é que o meios de comunicação do bairro não divulgam programações gratuítas, não divulgam as Bibliotecas Municipais... Principalmente a parte de Cultura é fraquíssima, de resto é só propagandas e mais propagandas!!!! Cultura para Comunidade, aí vamos nós....
Vê se tem cabimento a gente sair da Mooca e ir buscar livros na Zona Sul, no Centro...
Mas agora vamos ver também...como está o acervo aqui no bairro....né?

Se algúem for conhecer, ou já foi e não gostou, ou gostou... posta aqui pra gente saber... vamos nos comunicar!!!



Biblioteca Affonso Taunay

Rua Taquari, 549
Telefone: 2292-5126
De segunda à sexta das 8 às 17h e sábado das 9 às 16h
Contato: bmaffonsotaunay@yahoo.com.br

E estão rolando atividades neste espaço, pouquíssimas mas... tem .

Para Terceira Idade:

-Todas as Quintas às 14 horas- Palestras vivências e contação de histórias

-Todas as Terças 8 horas- Aula de Ginástica Terapêutica Chinesa de Lian Gong, que trabalha a memória e as articulações

Para Crianças:
Terças às 9, 14 e 16 horas- Contação de histórias com voluntários

Para todos:

Teatro Vocacional- Quartas das 14 às 17 horas e sábado das 10 às 13horas




Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Praça Ituzaingó ( fica perto da rua Tuiuti ...mas esse lugar é Mooca???)
Telefone: 2671-4974
(mesmo horário de funcionamento que a outra)
Contato: bmpaulosmilliet@yahoo.com.br


E por incrível que pareça, não está rolando nada pra comunidade ... que beleza




Vou passar uma Biblioteca que fica na Vila Prudente e é mais de fácil acesso para os moradores de Mooca ( localizado perto de pontos de referência como Paes de Barros, largo da Vila Prudente, Rua do Oratório e Rua do Orfanato- Fica perto da Igreja Santo Emidio, subindo um pouquinho...)

Biblioteca Ricardo Ramos


Praça do Centenário de Vila Prudente, 25
Telefone: 2273-4860
Contato: bmricardoramos@yahoo.com.br
(Não divulgam o horário de funcionamento mas DEVE ser como o das outras acima)

Sem Programação Também!!!






terça-feira, 13 de julho de 2010

Coisa de Arte Na Mooca ?

Marcos Abranches por Lenise Pinheiro

Olha que legal, tem coisa acontecendo no Teatro Arthur Azevedo e a gente nem sabendo....só pra lembrar, na faixa !!!

Dia 15 de julho, quinta às 21 horas, terá a apresentação de Dança do espetáculo " D...equilíbrio" de criação e interpretação de Marcos Abranches. Retirar ingressos uma hora antes.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

GRUPO TEATRAL PARLENDAS!!!!


Grupo Teatral Parlendas

apresenta:


"Se eu fosse um marujo e soubesse remar"



Olha que legal!!! O PARLENDAS estará agora em apresentação nos terminais da SPTrans!!!




O Grupo Teatral Parlendas tem seu início em 2007, desenvolvendo a arte para público infantil (na verdade para todos nós) .
Seu trabalho é considerado inovador por trazer para o teatro infantil o respeito e o compromisso não só com as crianças mas com o futuro, com a natureza, com a sociedade e sua melhoria.
Elas tem como norte de pesquisa conceitos do Teatro Èpico, em sua função político e social, que toque o público num sentido emancipatório convidando-o para uma intervenção crítica perante a vida como um todo, trazendo a dimensão sócio-historica de volta as relações humanas.

Bom, eu adoro e indíco!!!

Vamos levar a criançada pra ver teatro do bom!!!

Anotem aí as datas:

Terminal Sacomã
13/07


Terminal Mercado
15/07


terminal Pirituba
28/07


Terminal Grajau
29/07


As 18 horas

Tudinho Gratuito!!!!

Ah... Pra conhecer mais sobre o PARLENDAS passa lá no site delas:

http://www.grupoteatralparlendas.blogspot.com/

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Só Pra Contextualizar!!!

Bem, coloquei a programação da Casa das Rosas, mas só tem lugares certos pra procurar cursos dependendo do seu interesse:

Na Casa Das Rosas são cursos sobre: Literatura, poesia e filosofia.

No Centro Cultural Aúthos Pagano: Filosofia, literatura, música e teatro- www.apaacultural.org.br/authospagano

No Centro Tom Jobim: Curso de formação musical(dos bons,viu?)- www.centrotomjobim.org.br

No MIS: Cursos de Artes Visuais, novas mídias e tecnologia- www.mis-sp.org.br

No Museu Casa de Portinari: Curso de Artes Plásticas- www.casaportinari.com.br

Na Pinacoteca do Estado:Curso de história da Arte e Movimentos Artísticos- www.pinacoteca.org.br

No Projeto Guri- Inclusão Social por meio de iniciação musical- www.projetoguri.org.br

E o site de oficinas da Assaoc que eu já postei!!!

Cursos na CASA DAS ROSAS

De Gracinha!!!Eehehhe

Endereço: Av. Paulista, 37- Bela Vista

CURSOS PARA AGOSTO E SETEMBRO , ta? Mas é melhor já se programar!!!

Caso tenham interesse por algum entrem lá no site e confiram as datas

www.casadasrosas.sp.gov.br


- Cultura Hindu

-Poesia Concreta: "Concepção, realização, presença"

-Poesia: "Leitura, análise, interpretação"

-Projeto "Escrevendo memórias de amor"- Oficina de escrita e leitura para o cotidiano

-Texto em Movimento

-Centro de Dramaturgia Contemporânea

-Rascunhos Poéticos

Oficinas da ASSAOC - Grátis

Ainda dá tempo de se inscrever !!!

Dúvidas da uma chegadinha lá no site deles:

www.assaoc.org.br


N O B R À S
Av. Rangel Pestana, 2401

Aula Aberta de Teatro

Dia 11 de julho das 16 as 17

inscrições até dia 10 de julho



Ensaio aberto do espetáculo "mulheres que amam demais"

Dia 18 de julho das 16 as 18h

inscrições até dia 16 de julho



Aula aberta Teatro do Òbvio

Dia 18 de julho das 16 as 18h

inscrições até dia 16 de julho



Workshop de voz: a Fala com evocação: Imagem, Musicalidade e Afetividade

Dia 22 e 23 de julho das 18:30 às 21:30

inscrições até dia 19 de julho




B O M R E T I R O
Oswald de Andrade
Rua três rios, 363
Dança
Workshop de Dança " Improvisação Cênica"
De 26 a 28 de julho das 17:30 às 21:30
inscrições até 22 de julho

Cursos Grátis da SP ESCOLA DE TEATRO

Vejam os cursos que a SP Escola de Teatro estará dando

- TUDO DE GRAÇA TAMBÈM-

O esquema é o seguinte, os cursos tem 64 horas e ocorrem durante 4 meses
Iníciam em agosto e a data de inscrição é de

19 de julho a 5 de agosto


mais informações vá ao site da escola:

http://www.spescoladeteatro.org.br/

Cursos

-A criação dramatúrgica hoje - crítica e construção de poéticas contemporâneas


-Auto-maquiagem de caracterização


-Commedia Dell'Arte


-Coral Cênico


-Diálogo Psicanálise - Teatro e o Campo das Artes


-Experiência Artística, Psicanálise e Contemporaneidade diálogo entre Bacon e Freud


-Figurino para teatro


-Gestão de Projetos cênicos- Módulo Sustentabilidade


-O intérprete e o espaço: Apontamentos sobre a qualidade da presença em cena


-Produção Cultural


-Tornando Visível o Invisível-Curso de mímica corporal dramática

Cursos e Oficinas Grátis para o mês de Julho!!!

Oi Gente!!!! Neste agitado mês de férias, para alguns, estão rolando oficinas e cursos diversos. Dêem um olhada se algo interessa!

"DE GRÁTIS"

Catraca Livre divulga, para maiores informações de um pulinho lá:

http://www.catracalivre.folha.uol.com.br/

- Curso de "Escrita Aberta":
Zona Oeste

13 a 27 de julho
terças das 15:00 as 17:00

Onde: Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Endereço: Av. Herinque Schaumann, 777 Pinheiros



- Oficina de "Contrução de Bonecos":
Centro

INSCRIÇÕES ATÈ 16 DE JULHO

O curso será realizado de:
04/08 a 29/09
quartas e sextas das 10:30 a 13:30

Onde: Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 Paraiso.



-Curso de Laboratório de Escrita sobre Performance :
Centro

INSCRIÇÕES ATÈ 16 DE JUNHO

O curso será de:
quarta, quinta e sexta das 19:00 as 21:00 ou das 11:00 as 14:00
do dia 21 a 30 de julho

Onde: Lá no Centro Cultural São Paulo Também...



- Oficina de Brincadeiras e Danças da Tradição Popular Brasileira

Dias 13,14,15 de julho as 13 horas

É só chegar!!!

Dia 13 - Oeste
Biblioteca Pública Mario Schenberg
Rua Catão, 611 na Lapa

Dia 14 - Leste
Biblioteca Pública Cora Coralina
Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 Guaianazes

Dia 15 - Leste
Biblioteca Pública Hans Christian Andersen
Rua Celso Garcia, 4.142 Tatuapé



- Oficina Lata de Sentimentos...De Imaginação...E de Poesia.
Oeste

Dia 9 de Julho das 16:00 as 17:00

Onde: Na Livraria da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 917 Vila Madalena



-Oficina de Arte Sustentável
Oeste

Acontece de 03/07 a 01/08

De terças e Quintas 11:00 as 17:00
Domingo 11:00 as 16:00
Sabado 12:00 as 17:00
Quarta e Sexta 14:00 as 17:00


Onde: Sesc Pinheiros
Endereço: Rua Paes leme ,195 Pinheiros




- Oficina de contar histórias com Boneco de Fantoche
Norte

Dias 1,7,8,14,15,21,22 e 23 das 14:00 as 17:00

Onde: Biblioteca Érico Veríssimo
Endereço: Rua Diógenes Dourado, 101 Cohab Parada de Taipas

terça-feira, 6 de julho de 2010

R.E.M- Cuidado, você pode estar sonhando!





Satyros adapta "O sonho", de Strindberg, "R.E.M" transforma saga mítica em "viagem de drogas"


Folha de S.Paulo, 26 de junho, 2010, Ilustrada


"Diretor com profunda preocupação visual e cênica...constroi belas imagem e desenvolve uma montagem que apresenta qualidades"
Veja São Paulo, 27 de junho, 2010, por Dirceu Alves Jr.
Confira as fotos tiradas por Lenise Pinheiro:



Núcleo Experimental dos Satyros apresenta
R.E.M

Inspirado na obra O sonho de Strindberg
Direção:

LUIZ VALCAZARAS
Assistência de Direção:
Joana Pegorani
Com:
Antonio Neves, Bia Meinberg, Clara Laurentiis, Carmen Minhoto, Fabiana Moutinho, Felipe Palmer, Julha Ornelas, Katia Calsavara, Lilian Sganlerla, Nataly Matsuda, Raissa Capasso, Renata Bortoleto, Rogério Lucas, Theo de Paula, Thiago Spektror



Onde: Espaço dos Satyros 2 - Praça Roosevelt, 134. Sábados e Domingos, 18:30. De 1,00 a 10,00 reais. Lotação: 20 pessoas. Duração: 60 minutos. Classificação: 16 anos. Até 1 de Agosto.